14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Grupo de dança muda nome e elege nova diretoria

Ouça a Matéria

A Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff (APAB) está com uma nova diretoria. Após quatro anos sob a coordenação de Neida de Andrade, Denise Becker foi escolhida a nova presidenta do grupo. “É um desafio, mas estou preparada”, descreveu como sendo o sentimento de comandar as dançarinas.
No grupo desde a fundação, em 1996, Denise assume a presidência da APAB pela primeira vez, após sempre compor a diretoria do grupo. “Comandar a Associação após os quatros anos da Neida é uma tarefa complicada. Ela organizou e elevou o grupo. A responsabilidade é muito maior”, afirma.
Durante o mandato de Neida, a APAB realizou apresentações internacionais (Sérvia em 2007, Finlândia em 2008 e México em 2009) e conquistou o primeiro lugar no principal festival de danças do Brasil, o Festival de Joinville, em 2009. “Foi o momento mais emocionante da APAB”, lembra Neida. Ela também recorda da visita de um grupo mexicano, no ano passado.
A nova presidente já planeja um novo carimbo no passaporte: o alemão. As dançarinas aguardam o apoio financeiro da Secretaria Estadual de Turismo para confirmar um novo tour de apresentações pela Alemanha, ainda neste primeiro semestre. “Além da viagem, vamos realizar a Mostra Cultural e participar do Festival de Danças de Joinville”, antecipa Denise.
Para Neida, o sentimento é de dever cumprido. “Estou orgulhosa com o cargo que ocupei e consciente de que procurei dar o melhor de mim”, revela. Na segunda-feira, 14, a APAB realizou um dos seus ensaios para concorrer a uma vaga no Festival de Joinville. Além do ensaio, o grupo presenciou uma cena especial.
Angelina Blahobrazzof entregou uma mensagem a cada integrante e revelou a essência do sucesso do grupo. “A dança faz bem. É como respirar e viver. Dança e vida não se separam, uma depende da outra, seja qual for o tipo, ballét clássico, moderno, jazz, folclórico. A busca é a mesma: conseguira harmonia entre forma e movimento, entre corpo e mente”, dizia no bilhete.

Mudança no estatuto
Além da diretoria, o ano da Associação começou com outra mudança. Por questões burocráticas e formais, o grupo alterou o estatuto da associação e adequou as siglas da Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff, oficializando o APAB. O grupo ficou conhecido como AFAB por ser criado como Associação Folclórica Angelina Blahobrazoff.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você