24 C
Piçarras
quarta-feira 24 de abril de 2024


Grupo de surfistas recupera restinga em Itajuba

Ouça a Matéria

Depois que a Prefeitura retirou quiosques irregulares de cima das dumas da Praia do Cerro, no bairro Itajuba, um grupo de surfistas comprometidos com o meio ambiente decidiram cumprir com sua responsabilidade social. Através de um trabalho em equipe e 100% voluntário, os atletas iniciaram a recuperação da vegetação de restinga no espaço onde existia o antigo quiosque do Alemão e tinham ficado muitos entulhos da retirada do prédio.
O surfista, guarda-vidas e cartunista Nicanor Sanchez explicou que com vários amigos surfistas do bairro foi demarcada a área de restinga com estacas e faixas de proteção e posteriormente plantaram as mudas de vegetação nativa. “Fizemos o trabalho no tempo livre com o objetivo de poder recuperar um espaço que tinha ficado sem vegetação. A restinga é o que protege as dunas e serve para garantir faixas de areia maiores diante das ressacas”, comentou Nicanor.
Tanto os surfistas de Itajuba quanto o Movimento Surf Verde (MSV) tinha solicitado à Prefeitura Municipal especial cuidado com a vegetação nativa da área de praia durante a limpeza da areia. A Secretaria de Obras municipal atendeu aos pedidos da comunidade e começou a evitar passar por cima da restinga com o trator de limpeza durante a manutenção das prais. Na Praia do Cerro, o cercamento de um dos espaços serviu para evitar que a situação continuasse acontecendo. “Em breve iremos a cercar um pouco mais o espaço para permitir que a vegetação que já está crescendo não seja danificada. A área está perimetrada para que o trator de limpeza não passe por cima do local por engano”, destacou Nicanor.
Um dos parceiros desta ação foi também o oceanógrafo Fernando Niemeyer Fiedler, do Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca do Projeto Tamar de Itajaí. O especialista vem acompanhando e participando de todas as atividades ambientais que acontecem na cidade incluindo mutirões ecológicos e diversas campanhas em prol do meio-ambiente no Centro-Norte catarinense.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você