14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Grupos teatrais farão Paixão de Cristo em Piçarras e Penha

Ouça a Matéria

A história é bíblica e milenar. Entretanto, um grupo de pouco mais de 50 artistas amadores pretende relembrar a narrativa da ressurreição de Cristo na próxima sexta-feira santa, 22, às 19h. Em quatro cenários distribuídos nos arredores da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Balneário Piçarras, a peça ‘Paixão de Cristo’ promete emocionar a comunidade com interpretações e figurinos focados no realismo extremo.
“Estamos realizando os últimos ensaios e definindo a sonoplastia da peça, que deve encantar a população”, acredita um dos diretores da apresentação, Roberto João Duarte, juntamente com Iria Luci Quintino. O evento, contudo, está sendo idealizado por Cecília de Borba e o Padre Fabian Marcelo Capistrano. “O grande objetivo é divulgar o evangelho, remetendo à história desta data” acrescenta Roberto.
Por ser uma história bastante longa, Roberto revela que a peça será dividia em duas partes. Na sexta-feira, 22, o enredo transcorre até a crucificação de Cristo na cruz. No dia seguinte, sábado, 23, durante a missa, Cristo ressuscitará. “Com isso, esperamos dar mais realismo à peça e incentivar ainda mais a participação da comunidade. São as pessoas que irão garantir o sucesso”, convida Roberto.
Essa é a primeira vez que o grupo realiza tal encenação, peça que esperam repetir no ano que vem. “A intenção era fazer algo maior, envolvendo um ambiente mais longo. Contudo, tivemos pouco tempo para produzir tudo”, revela o diretor. “Mas ano que vem vamos planejar tudo antecipadamente e interagir ainda mais com a população”, finaliza.

Em Penha, encenação da Paixão será musical
Pelo segundo ano consecutivo, o Departamento de Cultura da Secretaria de Educação de Penha vai relembrar o espírito pascal através de uma encenação musical com o tema ‘Paixão de Cristo’. Com cenários dinâmicos e interativos, os artistas e cantores irão encenar as principais partes da história pascal, a partir das 18h30.
A encenação transcorre nos arredores da Prefeitura Municipal, percorrendo a Praça Central e a Igreja de Nossa Senhora da Penha. Segundo os organizadores, toda a peça será baseada nos Evangelhos da Bíblia Sagrada interpretada por solistas e coro. “A emoção foi muito grande no ano passado, sentimento que deve se repetir agora”, espera uma das organizadoras do evento, a coordenadora de Cultura, Maria Aparecida Corrêa.
A peça musical é de autoria do maestro José Acácio Santana e será interpretada pelo Coral Municipal Professora Laci Simão Corrêa, sob a batuta do maestro Nilson Dilo de Souza. “É um espetáculo musical interpretado junto à população, com cenários em locais diferentes”, explica o maestro Nilson. A expectativa é de que a peça dure aproximadamente duas horas.
“A realidade das cenas e a interpretação dos atores e atrizes impressiona”, frisa Maria Aparecida. Através das interpretações musicais, o Departamento da Cultura espera resgatar o espírito religioso da data. O grande objetivo é reavivar o espírito da Páscoa. “Nos dias de hoje, a verdadeira simbologia é substituída pelo consumismo da data, uma das principais do calendário cristão”, finaliza.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você