23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Município anuncia dragagem do Iriri. Estado não confirma

Ouça a Matéria

O secretário da Defesa Civil de Penha, Johnny Eurico Coelho, anunciou na quarta-feira, 14, que a Defesa Civil Estadual vai começar a dragagem do Rio Iriri ainda este mês. Através de uma parceria com a Prefeitura, a obra deve começar dentro de duas semanas e retirar o lodo do trecho entre a ponte e até 70 metros após a boca da barra. Estado contesta dados locais.
Segundo Johnny, a Defesa Civil Estadual lançou um edital de tomada de preços emergencial para contratação de uma empresa. Segundo a informação do secretário, uma empresa de Blumenau venceu a licitação. O valor não foi informado no e-mail enviado por Johnny, em que noticiou o início da obra. “Entre R$ 40 mil e R$ 100 mil devem ser gastos”, acredita.
A Defesa Civil de Penha informou que a obra será realizada com uma draga de sucção, juntamente com uma máquina PC de braço longo. O molhe do lado direito deve ser prolongado em 30 metros, segundo Johnny. “O trecho de dragagem é da ponte até a boca da barra e vai avançar mais 70 metros dentro mar”, explicou.
Johnny afirma que toda contratação foi intermediada pelo órgão Estadual e que o município participará apenas no quesito de fiscalização e apoio com maquinário. A Prefeitura deve ceder caminhões para recolher todo material que será retirado do fundo do rio e levar até o pátio do Corpo de Bombeiros Voluntários.
Por meio de seu assessor de imprensa, o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes, confirmou que as obras devem começar dentro de duas semanas. Contudo, a Assessoria de Imprensa da Defesa Civil Estadual afirmou à redação desconhecer a informação e revelou que ainda não há confirmação de qualquer liberação ou início de obra. Johnny foi informado pela redação da resposta da Assessoria de Imprensa, mas manteve as informações da realização da obra.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você