15.2 C
Piçarras
domingo 14 de julho de 2024


Nossa Senhora da Paz recebe mapeamento sócio-ambiental

Ouça a Matéria

Foram iniciadas na segunda-feira, dia 5 de setembro, as primeiras reuniões com os moradores do bairro Nossa Senhora da Paz para o Mapeamento Participativo Sócio Ambiental, ação educativa que integra o Programa de Drenagem Urbana Sustentável do município.
O projeto foi apresentado aos convidados para a entrega dos resultados do concurso cultural da Sabes,e depois reuniu alguns poucos moradores locais para detalhamento. Mesmo com número reduzido de moradores na segunda etapa, os organizadores do mapeamento conseguiram importantes informações iniciais sobre a história da comunidade e também a evolução da estrutura do bairro nas últimas décadas. Alunos e professores da Escola Monteiro Lobato, onde aconteceu a reunião, também participaram do encontro para contribuir com informações sobre a história da escola e da região. O próximo encontro está marcado para o dia 12, às 14h, no auditório da escola, esperando maior participação da comunidade.
Como a população do bairro Nossa Senhora da Paz, onde está localizado o Rio Furado, foi uma das mais afetadas pelas cheias em 2008 e 2009, o objetivo da administração municipal é reunir os moradores ribeirinhos para contar a história da comunidade e propor ações para que o bairro cresça em harmonia com o meio ambiente. “Nós já vimos, com as chuvas dos últimos dias, que os nossos rios estão voltando a serem o que eram há muito tempo. Agora, é a nossa vez de mudar nossas atitudes para que o problema dos alagamentos não volte. E são vocês que podem vão fazer a diferença e apontar o caminho”, afirmou a secretária de saúde Rita de Cássia Teixeira Rangel.
Em junho, o mapeamento sócio ambiental passou pelo bairro Santo Antônio e ainda este mês chega ao centro da cidade, onde os encontros acontecem dias 20 e 27 de setembro, na sede da Associação Perpétuo Socorro, em horários a serem divulgados pela Sabes.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você