14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Sítio Caminho Novo completa 11 anos

Ouça a Matéria

A Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, que busca a recuperação de dependentes químicos em Balneário Piçarras, está em festa neste final de semana. O Sítio Caminho Novo completa 11 anos de existência com uma confraternização entre ex-internos, internos e membros da diretoria e comunidade em geral.
O Encontro de Alunos – como são chamados os internos – vai reunir hoje e amanhã, dias 22 e 23 de outubro, dezenas de alunos, ex-alunos, diretores da instituição, colaboradores e voluntários da comunidade numa celebração pela vida. Gincanas, atividades, encontro de louvores e depoimentos serão algumas das atividades programadas. No domingo, a partir das 10 horas, acontece a solenidade principal, com homenagens, celebrações e almoço de confraternização.
Segundo o presidente da instituição, Gilberto Cardozo, o contato constante com os ex-internos e suas famílias é um dos pilares do trabalho desenvolvido pelo Sítio Caminho Novo. Por isso, encontros como o deste final de semana acontecem vez por outra para que, os que já saíram, deem seus testemunhos de que é possível uma vida sem as drogas. “Já fizemos alguns desses encontros, mas esse, sem dúvida, será especial”, destaca Cardozo. Ele acredita que pelo menos 200 pessoas, de todas as centenas de internos que passaram pelo sítio, se mantenham firmes, longe das drogas. “Desses, a gente tem contato freqüente com cerca de 100 ex-alunos. Esperamos que pelo menos 50 deles consigam participar do encontro e contar sua história”, afirma.
Além das inúmeras benfeitorias físicas realizadas nas dependências da Associação nesses onze anos de trabalho, dentro das recomendações da Anvisa e dos órgãos de recuperação de drogadas, os alunos/internos e os doadores, anônimos ou não, viram o sítio ampliar o estudo bíblico sem se prender a uma religião, buscar a orientação educacional dos internos, elaborar um Programa Terapêutico e a capacitação da equipe profissional, e buscar um trabalho de extensão em benefício da comunidade, desenvolvendo projetos, como o Olhar de Perto, em parceira com o Conseg, Prefeitura, Natubrás e Parque Beto Carrero.
Gilberto Cardozo lembra que todas essas conquistas tiveram o importante apoio de empresários, da comunidade e diretoria. “Foram muitas dificuldades. Ainda temos muito o que avançar e conseguir, mas precisamos deixar claro que o apoio da comunidade e do poder público tem sido fundamental nesse trabalho diário de dar apoio a esses homens para reconstruir suas vidas”, comenta.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você