15 C
Piçarras
domingo 26 de maio de 2024


Tartarugas são encontradas mortas em Piçarras

Ouça a Matéria

Em menos de uma semana, leitores registraram fotograficamente a morte de três tartarugas na região Norte da praia de Balneário Piçarras. Visivelmente feridas, há suspeitas de que os animais tenham sido vítimas das populares e proibidas redes de pesca fixa.
Segundo alguns moradores do bairro Itacolomi, os animais foram encontrados próximos a regiões onde as redes estavam afixadas. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a pesca com estas redes é proibida no território catarinense, conforme portaria do Ibama.
De acordo com portaria nº 54 de 09 de junho de 1999, fica proibido no litoral do Estado a pesca com utilização de redes de emalhar fixas. Apesar disso, sem fiscalização e recolhimento, as redes seguem sendo colocadas e retiradas diariamente, afetando o ecossistema marinho.
O Ibama afirma que o proprietário da rede só pode ser punido caso seja identificado ou esteja praticando o ato. Caso isso ocorra, ele será enquadrado na Lei 9.605/98, a Lei dos Crimes Ambientais.

Queimada na restinga
Na tarde de quinta-feira, 10, os Bombeiros Voluntários de Penha foram acionados para cessar um incêndio na restinga da Praia de Piçarras, também da região Norte. Cerca de 30 metros da restinga foram queimados. Não há suspeitos de cometer a prática, que também é considera crime ambiental.
 

Foto por: Luiz Daniel Sanches Silveira | Especial JC

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você