21.7 C
Piçarras
quarta-feira 22 de maio de 2024


Vinda de turistas estrangeiros modifica turismo na região

Ouça a Matéria

A temporada de verão de Balneário Piçarras tem se mostrado um pouco diferente das anteriores. Caminhando pelo calçadão da Praia Central, a diferença é facilmente decifrada ao observar as placas de automóveis e as rodas de conversas bastante animadas. São visitantes estrangeiros que começam a fugir dos lotados pólos turísticos em busca de novas paisagens.
“Eles procuram novas praias, novas destinos próximos a Balneário Camboriú. Eles adoram isso”, afirma a presidente da Associação das Empresas de Turismo de Balneário Piçarras (Assetur), Susan Correa. Um dos motivos apontados para o crescimento é justamente a lotação nas cidades vizinhas, tornando municípios com Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha bastante atrativos para argentinos, paraguaios e até uruguaios e bolivianos.
Segundo a secretária de Turismo, Cultura e Esporte (Setuce), Flávia Coradini, o aumento de estrangeiros também pode ser atribuído à participação dos municípios da Costa Verde & Mar em feiras turísticas no Mercosul. “Participamos de algumas feiras em países vizinhos mostrando o potencial da nossa região. Isso pode ter influenciado bastante”, acredita. “Fazia tempo que não via tantos estrangeiros na cidade”, completa.
A Setuce não possui números definidos de visitantes nacionais ou estrangeiros e trabalha apenas com análise visual. “Não existe uma pesquisa oficial, mas o crescimento deste público é visível”, frisa Flávia. “Observo muitos ônibus argentinos entrando na cidade, conhecendo os atrativos e aproveitando o comércio. Muitos nem ficam hospedados aqui, mas é um turismo importante”, complementa Susan.
Para estimular a vinda de novos turistas estrangeiros, a Setuce revelou que já produziu um novo material turísticos em três línguas: português, espanhol e inglês. O guia com os principais atrativos municipais deve ficar pronto dentro de semanas e utilizado especificamente em feiras do setor. “É um material especial, produzido justamente para estimular a vinda deste público”, finaliza a secretária.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você