28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Alunos da Apae de Penha iniciam peças teatrais

Ouça a Matéria

A magia do teatro também chegou aos alunos da Escola Especial Henny Coelho, da Apae de Penha. Através de projeto do Departamento de Cultura da Prefeitura, um total de 25 alunos especiais já está ensaiando duas peças para futuras apresentações. “Quem tem medo do Halloween?”, ensaiada por uma turma de 12 atores, e ainda “A turma do Chaves”, com 13 alunos, serão apresentadas em outubro.

As aulas de teatro para estas duas turmas são ministradas pela atriz e professora Sabrina Vianna, do departamento, sob a coordenação da professora Cida Correia. “Em geral, os alunos são ótimos, os resultados são muito bons, já que eles são muito dedicados”, observa a atriz, que desde março reúne-se no auditório da Apae de Penha, na Rua Erechim, sob orientação das pedagogas da instituição. 

Cada peça terá entre 10 a 12 minutos de duração, e mesmo com os alunos especiais não sabendo ler, eles cumprirão o roteiro integralmente, segundo lembra a atriz. “Apenas um dos atores especiais sabe ler, e ele me auxilia; os demais vão ouvindo nossas falas, memorizando e reproduzindo”, detalha Sabrina, que trabalha em conjunto com portadores de deficiências variadas. 

“Os alunos com melhor desempenho e performance foram indicados pela própria diretora Emídia Graboski, e por suas professoras, que conhecem a realidade da Apae, já que eu nunca atuei com alunos especiais”, completa Sabrina. 

A peça com organização e ensaios mais adiantada é a da “Turma do Chaves”, mas a coordenadora Cida Correia antecipa que as duas estarão prontas para serem apresentadas no 1º Festival de Teatro Escolar de Penha, que acontecerá em outubro.

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você