28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Artista começa a pintar maior painel temático marinho do Brasil

Ouça a Matéria

O maior painel temático marinho do Brasil começa a ser pintado em Balneário Piçarras nesta segunda-feira, 25. O artista plástico e educador ambiental, Alexandre Huber, será o responsável pela arte que terá incríveis 107 metros de comprimento por 1,80m de altura numa autêntica representação do oceano em pleno centro da cidade. O trabalho deve durar toda a semana e acontece no Museu Oceanográfico Univali.

Pelo menos 10 grandes animais marinhos da megafauna brasileira, sobretudo da região sul do país, estarão representados no painel “gigante”.  Também serão reproduzidos espécimes da coleção do Museu Oceanográfico Univali.  Entre os “personagens” do mural estão a orca, a baleia-franca com filhote, o tubarão-baleia (mascote do Movi), a tartaruga-de-couro, a lula gigante, a toninha, a raia-manta, o albatroz e o marlim azul.

O artista plástico levará cinco dias para executar o trabalho. Nesse período, segundo o assessor de Comunicação do Museu, Rômulo Porthos Carta Maio, o tempo terá de colaborar. “Caso chova nesse intervalo, a obra terá de ser interrompida. Vamos torcer para que não haja contratempos nesse sentido”, frisou. A ação é uma parceria com a Fundação Municipal de Cultura.

“Uma tarde no museu” leva educação para crianças

Além do maior painel temático marinho do país, Alexandre Huber dará uma oficina para 80 crianças do município no projeto “Uma tarde no museu”. O encontro ocorrerá no dia 29 de julho, sexta-feira, a partir das 13h30. Na ocasião haverá uma palestra sobre educação ambiental, descarte de lixo e curiosidades sobre a fauna marinha.

Em seguida, divididos em quatro grupos, os participantes serão envolvidos em uma oficina de toque. ” Eles terão uma palestra sobre educação ambiental, percorrerão a exposição com os mediadores, terão uma oficina de toque (manipulação de animais marinhos conservados) e também participarão de um concurso de desenho artístico. Os 30 melhores desenhos serão convidados para pintar uma parte do painel junto com o artista”, frisa Rômulo.

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você