29.3 C
Piçarras
sexta-feira 1 de março de 2024


Contagem regressiva para a quarta edição do Piçarraiá

Ouça a Matéria

Contagem regressiva para a quarta edição do Piçarraiá. No próximo final de semana, 8 e 9, uma série de atrações musicais, culturais e gastronômicas prometem levar uma multidão aos pavilhões que estarão montados ao lado do Ginásio Municipal Aurélio Solano de Macedo. Três shows nacionais gratuitos estão na grade de programação.

O evento terá sua abertura oficial às 15h de sexta-feira, 8. Pela Avenida Nereu Ramos, a trupe de Tio Quirino e Tia Bilica apresenta a festa, sacramentando o começo da folia julina. Para esta edição, a Secretaria de Turismo e Cultura espera quebrar o próprio recorde da maior canjica do país. 

No ano passado produziu e distribuiu aproximadamente uma tonelada e meia da sobremesa durante o 3º Piçarraiá. A meta em 2016 é bater o próprio recorde e reescrever o nome no livro dos recordes. “Quebrar esse recorde é uma questão de honra e nos enche de motivação para mais uma edição do Piçarraiá. Será imperdível”, comenta a secretária, Susan Correa.

Papas da Língua e Jeann & Júlio e Ataíde & Alexandre são as grandes atrações musicais. A festa terá ainda Jefferson Granada e Renan Lucas e ForróBodó. Outro espetáculo bastante aguardado será a Déte Pexera, que vai abrir a distribuição da canjica. Déte fará um show de abertura a partir das 14h, do dia 9, antes da entrega da canjica. 

Em seguida, sairá do palco e continuará o espetáculo perto da panela. “Tem tudo para ser um show com muito humor e boas risadas, que vai garantir a animação”, resume a secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa.

O Piçarraiá é um evento que substitui a antiga Festa Julina Comunitária, promovida pelas escolas municipais. Na festa repaginada, as escolas seguem no evento e terão barracas para arrecadar fundos. “A participação das escolas municipais tem papel fundamental na consolidação deste que é um dos maiores eventos do calendário municipal”, destaca o prefeito, Leonel José Martins (PSDB).

A CANJICA
“Esperamos quebrar a nossa própria marca, que atualmente é de 1,5 tonelada”, lembra a secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa. A exemplo de 2015, a empresa RankBrasil fará a pesagem oficial e anunciará se o recorde do município foi superado. A programação completa será divulgada nas próximas semanas. A meta deste ano são duas toneladas.

O prato irá ao fogo no sábado, 9 de julho, pela manhã. Além das sete pessoas envolvidas na preparação, uma peça de inox – semelhante a uma colher “gigante” – comandada por uma máquina auxiliará no trabalho de mexer o caldo e evitar que grude no fundo da panela. A estimativa é de que aproximadamente cinco mil pratos de canjica sejam distribuídos. A degustação acontecerá, das 14h às 22h. “A ideia é estender a distribuição até as 22h para que mais pessoas possam degustar esse prato delicioso”, acrescenta Susan.

Serão necessários aproximadamente 150 quilos de milho de canjica, cerca de mil litros de leite e outros mil litros de água; 500 caixinhas de leite condensado (de 395 gramas cada), 150 gramas de cravo, 120 gramas de canela, leite de coco e coco ralado. 

Todos os ingredientes serão depositados em uma panela de ferro que mede 2,32 metros de altura e aproximadamente 12 toneladas. Com 7.450 litros de volume total, anel de borda de 85mm e uma circunferência de 9,24 metro, o recipiente ostenta o título de maior do Brasil, aferido pelo RankBrasil, em 2008. Só a tampa pesa 1.583 quilos. A panela pertence ao Sítio Novo, de Joinville, e já recebeu, além da canjica, pelo menos 25 iguarias “gigantes”, entre elas arroz carreteiro, feijoada, caldeirada, caldo de ressaca e quirera.

(PROGRAMAÇÃO)
08 de julho
15h – Desfile de abertura pela Av. Nereu Ramos
19h – Abertura com a chegada da Turma da Tia Bilica
19h30 – Apresentação de Danças Típicas 
20h30 – Escolha do Casal Piçarraiá
21h30 – Show com Jefferson Granada e Renan Lucas
23h – Show Nacional com Ataíde e Alexandre
 
09 de julho
14h – Apresentação da Dete Pexera
14h30 – Certificação e Distribuição Gratuita da Maior Canjica do Brasil
15h – Show com o Grupo ForróBodó
17h – Apresentação da Turma da Bilica
20h – Apresentação do Boi-de-mamão e Quadrilha de Bombinhas
21h – Show Nacional com Papas da Língua
23h – Show Nacional com Jeann e Júlio

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você