33.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Emissários de esgoto começam a ser instalados em Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

A Casan está iniciando a implantação dos emissários do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras. Os primeiros 900 metros da tubulação especial já foram implantados em um processo evolutivo que contará com a construção de quatro elevatórias que irão bombear o esgoto pelos emissários até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

“Os emissários são redes que recebem o esgoto de uma região e o destina ao tratamento na estação (ETE)”, detalha a engenheira da empresa executora da obra – a Itajui Engenharia de Obras Ltda -, Paula Antunes Dal Pont. Os primeiros metros do emissário foram instalados nas ruas Sambaqui, Farmacêutico Osório Domingos Correa e Adolfo Cabral. Nesta primeira fase, os emissários virão de quatro regiões, onde também serão construídas estações elevatórias.

Esta semana, os trabalhos serão iniciados na rua Belo Horizonte. “O esgoto é levado até a estação elevatória, de onde é bombeado através do emissário até a Estação de Tratamento”, acrescenta Paula. As elevatórias serão construídas no Nossa Senhora da Paz (próximo ao posto de combustíveis), Avenida José Temístocles de Macedo (próximo ao molhe central), Avenida Nereu Ramos (próximo ao Ginásio Central) e na Rua Farmacêutico Osório Correa (esquina com a Rua Florianópolis).

Por conta de toda complexidade e maquinário utilizado no trabalho, a educadora ambiental da Itajui, Diuni Brito, alerta a comunidade para que não se aproximem das valas. “Nosso foco é zelar pela segurança da comunidade e de todos os trabalhadores envolvidos na obra. Pedimos que respeitem as delimitações de segurança demarcadas por nossas equipes”, solicitou.

Os números oficiais da obra revelam que 23% dos emissários já foram executados dentro do previsto na primeira etapa. Com relação à rede coletora de esgoto, os dados apontam para 19,5 quilômetros já instalados, totalizando 64% do previsto, com 1.560 ligações domiciliares já preparadas em 74 ruas.

Foto por: null

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você