27.3 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Itajuí explica atraso em trecho de obra em Piçarras

Ouça a Matéria

A Itajui Engenharia de Obras Ltda – empresa contratada pela Casan para Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras – esclarece aos moradores os motivos do atraso nas obras do trecho entre a Avenida Farmacêutico Ozorio Domingos Correa e a Rua Florianópolis, no Centro. A localização de um lençol freático e a complexidade da obra estão resultando em um tempo maior de execução.

“Trata-se de um coletor tronco (tubo que recebe ligações de outras redes) em diâmetro de 300 milímetros com uma profundidade média de aproximadamente 5,5 metros. No momento das escavações nos deparamos com o lençol freático acima do nível inicialmente previsto”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Fabiano Augusto Plois. Com isso, a equipe de trabalho precisou bombear a água e também aumentar consideravelmente o nível de escavações.

Além disso, Fabiano frisa que o trecho terá a implantação de uma linha especial de esgoto, que demanda um tempo maior de trabalho. “Neste trecho também está previsto a implantação da Linha de Recalque do Elevatório de Esgoto Bruto (EEB) da bacia 4, em tubulação Polietileno de Alta Densidade (PEAD) de 400 milímetros e redes auxiliares”, completou o engenheiro, citando que está linha será responsável pelo bombeamento e transporte do esgoto daquela região até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

“Todas essas questões influenciam num tempo a maior no prazo de execução das obras”, reforçou Fabiano. O cronograma de trabalho das equipes da Itajui é de concluírem os trabalhos neste setor – inclusive com a repavimentação do trecho – até a primeira semana de agosto. Contudo, caso as condições climáticas não colaborem, ou um novo imprevisto aconteça, o prazo pode ser prorrogado.

Por conta de toda complexidade e maquinário utilizado no trabalho, a educadora ambiental da Itajui, Diuni Brito, alerta a comunidade para que não se aproximem das valas. “Nosso foco é zelar pela segurança da comunidade e de todos os trabalhadores envolvidos na obra. Pedimos que respeitem as delimitações de segurança demarcadas por nossas equipes”, solicitou.

Foto por: João Pedro

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você