26.1 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Ponte Pênsil de Barra Velha é interditada pela Defesa Civil

Ouça a Matéria

A ponte pênsil de Barra Velha – localizada ao final da Lagoa e sobre o Rio Itapocu – foi interditada pela Defesa Civil Municipal. Em laudo produzido pelo presidente da Defesa Civil e Bombeiro Voluntário, Otávio Taborda, a estrutura particular possui problemas no cabeamento, corrosão estrutural e buracos nas telas de proteção.

“Pela estrutura já estar bastante enferrujada pela maresia, pela ausência de manutenção de seis em seis meses, e também por algumas denúncias dos próprios moradores e usuários – interditamos a ponte”, detalhou Otávio, em entrevista ao Jornal do Comércio. A última manutenção completa, segundo a Defesa Civil, ocorreu há dez anos. 

“Arrebentou um cabo de aço que faz sustentação da ponte. Então se arrebentou um a tendência de outros também arrebentarem é bem grande”, completou Otávio.  A interdição foi confirmada na última semana. “Enquanto não for feita a troca de todos os itens necessários a ponte vai ficar interditada. Eu só vou desinterditar assim que um técnico da empresa apresentar um laudo aferindo que a ponte é segura”, acrescentou. 

A empresa dona da estrutura adiantou a Otávio que vai arrumar a ponte, um dos principais símbolos turísticos de Barra Velha. “Ela é uma ponte particular. Não é uma ponte da prefeitura. Então, a interdição é para a empresa faça a manutenção da estrutura”, explicou o presidente da Defesa Civil, citando ainda que “o Senhor Irineu (Irineu Machado, dono da ponte) já foi notificado para fazer a manutenção. Em dois dias já comprou o material e irão fazer a recuperação da ponte”, finalizou.

A PONTE
A ponte pênsil, com estrutura baseada em torres de concreto, cabos de aço, telas e tábulas de madeira, é visitada durante todo o ano por turistas, veranistas e moradores. É acesso do continente à Praia da Península, localizada paralelamente à lagoa de Barra Velha. No local, visitantes reúnem-se para atividades como banho no mar ou lagoa, pesca, campings e recreação, entre outras. 

Foto por: Felipe Bieging

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você