30 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


A hora de lapidar*

Ouça a Matéria

A Câmara de Vereadores de Barra Velha iniciou o estudo de um pacote de medidas que busca melhoras nos quesitos básicos da transparência, eficiência e para o combate à corrupção. Proposto pelo parlamentar Thiago Pinheiro, do PSB, o pacote engloba projetos de lei (que se aprovados se tornarão Leis Municipais) e indicações ao prefeito municipal (meras sugestões para garantir a execução de algo que deveria ser natural).

Em tese, o pacotão que está sendo estudado pelos vereadores barra-velhenses inclui a comunidade em conselho de transparência, promove ações para incentivar o combate ao furto de recursos públicos, garante acesso pleno às informações da Prefeitura, monitora o uso da frota municipal, estipula escolaridade mínima para ocupar cargos públicos de confiança e também estimula transparência por meio da transmissão ao vivo das licitações públicas.

Todas, sem sombra de dúvidas, medidas válidas para moralizar a política de Barra Velha e que devem ser copiadas por municípios vizinhos. As propostas podem marcar um viés na política barra-velhense, manchada por casos de afastamentos de prefeitos e CPI’s por desvios de recursos públicos. Lamentável, apenas, que precisemos estimular que gestores públicos sejam normatizados a cumprirem as questões legais e morais da sociedade.

Eleitos para administrar precisando ser monitorados a realizarem o conceito primordial da sociedade: honestidade. E longe disso acusar antecipadamente. Mas, gato escaldado tem medo de água fria. Se a história mostra precedentes negativos, nada mais justo do que garantir mecanismos de fiscalização focados em estimular a lapidação das pessoas. Felizmente há bons vigilantes estimulando a retidão das atitudes cotidianas. 

 

* Felipe Bieging, jornalista editor do Jornal do Comércio

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você