24.5 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Baleia-jubarte é achada morta um dia após ser desencalhada em Barra Velha

Ouça a Matéria

Desencalhada da Praia da Península, em Barra Velha, na terça-feira, 17, a baleia-jubarte foi encontrada morta nesta quarta-feira, 18, na mesma praia. O mamífero, de aproximadamente 10 toneladas está sendo necropsiado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Penha.

“Vamos fazer a necropsia para tentar descobrir porque o animal encalhou e também porque morreu. Mas, muito provavelmente, ele já vinha debilitado”, adiantou a veterinária do projeto, Adriane Steuernagel, ao Jornal do Comércio. “Como ela encalhou viva, é possível que ela já estivesse doente”, completou a veterinária.

A equipe do Projeto de Monitoramento vai realizar a necropsia do animal na própria Praia da Península, em uma área totalmente isolada e sem qualquer acesso de populares. “Vamos coletar o máximo de material possível para descobrir as causas”, reforçou Adriane. Os restos do animal terão destinação final a cargo da Prefeitura de Barra Velha.

Já a ossada da jubarte vai ser levada ao Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras. A equipe do Museu também acompanha e participa do trabalho de necropsia, que deve durar todo o dia de hoje, 18. A ossada, assim que tratada, será exposta no Museu.

A baleia encalhou na Praia da Península no último dia 16. Após mais de 24 horas de trabalho, que contou com o aporte de um barco rebocador da Marinha, técnicos e voluntários conseguiram desencalhar o mamífero, no dia 17.  

 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você