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quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Aberto chamamento público para apoio financeiro à campanha do Bandeira Azul

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A Prefeitura de Balneário Piçarras abriu nesta semana o chamamento público que possibilita empresas patrocinarem o Programa Bandeira Azul na cidade. A ideia busca uma parceria público-privada com objetivo de ampliar a visibilidade da certificação internacional e fomentar a realização de atividades de educação ambiental no trecho.

Os interessados em participar do chamamento público poderão ter mais informações no Departamento de Comunicação, na Fundação do Meio Ambiente ou então diretamente no edital, que está disponível no www.picarras.sc.gov.br, na aba de licitações. As cotas de participação são divididas entre apoio (R$ 5 mil), ouro (R$ 10 mil), diamante (R$ 20 mil) e duplo diamante (R$ 40 mil).

Como contrapartida, os interessados terão suas marcas vinculadas ao programa na cidade e receberão um selo exclusivo. “Queremos agregar parceiros, que de forma cooperada, possam auxiliar no custeio de ações de marketing para consolidar o Bandeira Azul em nossa cidade”, frisou o Diretor de Comunicação da Prefeitura, Elinton Geremias.

As mais de 50 ações foram divididas em estratégias, que estão descritas no Plano Prático de Marketing, elaborado pelo Departamento de Comunicação, com apoio da Fundação do Meio Ambiente, que é o órgão responsável pela organização do trecho Bandeira Azul em Balneário Piçarras.

De acordo com Elinton, a divulgação terá uma linguagem diferente do ano passado. “O foco desse ano é ampliar a experiência urbana sustentável para aquele que visita o trecho, fomentando a conscientização ambiental a partir de ideias criativas e inovadoras”, explicou. Imagens representativas de um peixe gigante com lixo marinho e bituca gigante são algumas dessas ações, que irão contar ainda com Quiz Ambiental e a chamada Caça Restinga.

“A Caça Restinga convida a população a tirar selfies em diferentes pontos da restinga, identificando as espécies e trocando por brindes no Posto de Informações Turísticas Ambientais”, pontuou. Além dessas ações, a parceria traz também estratégias de divulgação online, mídia rodoviária, comunicação visual do trecho, material gráfico, acessibilidade e a organização de evento de lançamento da Temporada 2019/2020.

“Todas as estratégias buscam colocar Balneário Piçarras num patamar diferenciado de modelo de praia e conscientização ambiental. Hoje, a cidade busca uma diferenciação e temos que propagandear isso para atrair mais turistas e até mesmo novos moradores e investidores”, enfatizou o Presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

Bandeira Azul

Para a temporada 2019/2020, apenas 15 praias do Brasil foram certificadas pelo Programa Bandeira Azul. No mundo, o número é bem maior: 4.560 bandeiras hasteadas em um total de 45 países. O trecho certificado em Balneário Piçarras possui 1,6 km e fica localizado no centro de Balneário Piçarras, comportando toda a praia, na Avenida José Temístocles de Macedo, entre a descida da Avenida Getúlio Vargas e a descida da Rua 2660.

“A certificação pelo segundo ano consecutivo afirma a boa atuação do município quanto aos quesitos de infraestrutura, segurança e qualidade ambiental. Além disso, o trecho certificado oferece uma experiência urbana sustentável, o que difere das outras praias que foram aprovadas pelo programa”, ressaltou o presidente da Fundema.

Além do desenvolvimento ambiental proporcionado ao município, a certificação do programa Bandeira Azul traz bons resultados econômicos e turísticos para a cidade. No ano passado, 30% das pessoas que visitaram Balneário Piçarras tiveram influência da Bandeira Azul na tomada de decisões para conhecer a cidade, de acordo com a Pesquisa de Fluxo Turístico da Secretaria de Turismo.

Foto por: Felipe Bieging

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
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