30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Águas de Penha inicia construção de reservatório em Armação

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Penha acaba de conceder o alvará para implantação do canteiro de obras e construção de um reservatório no bairro Armação, informou a Concessionária Águas de Penha.  Segundo nota oficial, o documento permitiu o início dos trabalhos do tanque que irá elevar a capacidade de armazenamento da empresa em 2 milhões de litros. As obras começaram na sexta-feira, 9 de agosto.

As obras vão ao encontro de recente audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores, quando Prefeitura e Águas de Penha sinalizaram para o real cumprimento das metas estabelecidas no contrato de concessão. Com custo de R$ 3 milhões, o reservatório tem como objetivo principal “reduzir os impactos do aumento do consumo de água durante a temporada de verão”.

Para assegurar a construção do reservatório, a concessionária antecipou recursos junto à holding AEGEA, controladora da Águas de Penha. Carlos Roma Junior, presidente da Águas de Penha, explica que a compra do terreno foi feita com o objetivo de melhorar ainda este ano a operação do sistema de abastecimento de água. Tão logo a concessionária entregou a documentação completa exigida pelo Executivo Municipal, a autorização foi emitida.

A empresa que vai construir o reservatório em Penha tem mais de 30 anos de experiência no segmento, tendo edificado equipamentos que totalizam mais de 100 milhões de metros cúbicos de capacidade de reservação de água no Brasil. O fabricante também é referência no atendimento à maioria das companhias de água, com certificações ativas, incluindo o Atestado de Conformidade Técnica (ACT) emitido pela Sabesp – empresa responsável pelo saneamento e fornecimento de água no estado de São Paulo.

 Juntamente com a construção do reservatório “serão realizadas obras de melhorias no sistema de distribuição de água, incluindo a instalação de oito boosters e três quilômetros de reforço de rede. O booster é um equipamento que aumenta a pressão e vazão da água no processo de distribuição, especialmente em áreas altas. No terreno onde será construído o reservatório, será necessária a realização das obras de terraplanagem, estaqueamento, fundação, obras civis, elétricas e de automação”, informou a empresa.

Vereadores aprovam cessão de terreno para a Águas de Penha

Por unanimidade, o plenário da Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei ordinária (28/2019), de autoria da Prefeitura de Penha, que concede bem imóvel do município, mediante termo de cessão de uso, para a Águas de Penha Saneamento. O terreno sem benfeitorias, com área de aproximadamente 2,7 mil metros quadrados, situado no bairro Armação, deverá ser utilizado pela concessionária exclusivamente para a instalação de poços para abastecimento de água, medida tomada para tentar minimizar os problemas de abastecimento, tão comuns durante a temporada de verão.

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você