A Prefeitura de Penha anunciou a ampliação dos serviços do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) para também fornecer abrigo para os moradores de rua durante o inverno. Além do local para repouso, os moradores terão alimentação e outros cuidados necessários.
“Já começamos o processo de busca ativa, para oferecer ajuda para essas pessoas, informando que podem procurar o CREAS à noite, que estamos oferecendo abrigo”, explica o secretário de assistência social de Penha, Sérgio de Mello. Ele lembra que muitos desses moradores têm resistência a sair da rua, mas o importante é que a opção de ajuda existe, basta procura-la.
Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, Penha tem hoje entre 15 a 20 moradores sem teto. Além de agora fornecer abrigo, a Secretaria vem realizando um trabalho de assistência aos moradores de rua através do CREAS. Eles recebem atendimento psicológico, podem tomar banho, cortar o cabelo, fazer a barba e conseguir roupas que são obtidas através de doações.
DOAÇÕES
A Secretaria de Assistência Social também está recebendo donativos na forma de cobertores e edredons, que podem ser entregues na sede da secretaria, situada na Avenida Eugênio Krause, ao lado da empresa Águas de Penha. O horário de funcionamento é das 12 às 18 horas. “Se alguém se disponibilizar a entregar comida pronta, também pode fazer doações, mas diretamente no próprio CREAS”, finalizou Sérgio.
O endereço é na Avenida Antônio J. Tavares, 465, centro. Os cobertores serão usados tanto no abrigo quanto distribuídos aos sem teto e outros moradores carentes de Penha que venham procurar a secretaria de assistência social.
Foto por: Felipe Bieging