28.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo celebra 19 anos

Ouça a Matéria

A Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, de Balneário Piçarras, completou 19 anos de atividades no atendimento a dependentes químicos de toda região. A data foi celebrada com um encontro no dia 13 de outubro, envolvendo cerca de duzentas pessoas, entre familiares, amigos e antigos residentes.

“São mais de três mil internações, com um período médio de permanência de 110 dias, para desintoxicação, reabilitação e socialização dos seus acolhidos. É um trabalho de dedicação e boa vontade, realizado por profissionais, voluntários, com o apoio dos próprios acolhidos que cuidam da manutenção e funcionamento da instituição terapêutica” salienta o diretor entidade Gilberto Cardozo.

“O Sítio Caminho Novo é fruto do apoio e confiança de muitas pessoas e, hoje, podemos dizer que a Associação é um patrimônio da Comunidade de Balneário Piçarras”, reforçou. Gilberto. Ele faz uma balanço positivo a respeito das pessoas que buscaram apoio na luta contra alguma dependência. “Quase 50% de pessoas estão se mantendo longe do uso de substância psicoativa, e principalmente levando uma vida digna em sociedade. Isto inclui a família, o trabalho e as responsabilidades”, garantiu. “Todos os anos procuramos manter contato com a maioria das pessoas que passaram pelo local nos últimos tempos”, explicou.

O trabalho desenvolvido na Associação atende, em sua grande maioria, pessoas em um estágio mental de descrédito, debilitadas e inconformadas com a vida. “Todos devem ter a mesmas oportunidades, basta o desejo sincero de mudar…”, explica a psicóloga da entidade, Neusa Vasel. Além do trabalho com dependentes, há 15 anos acontece o Projeto Olhar de Perto de prevenção, junto aos estudantes da Rede Municipal.

O Sítio Caminho Novo hoje oferece 26 vagas para tratamento com 100% de gratuidade. “Graças aos convênios como: Ministério da Cidadania, Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), Secretaria de Saúde do Estado, Programa Reviver e com o município”, enalteceu Cardozo.  “Além, é claro, do apoio de empresas parceiras, amigos, familiares e voluntários. Lembrando a seriedade e competência das pessoas, incansáveis na luta para prestar este serviço com dignidade”, finalizou.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você