24.5 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Baleia é avistada no alto mar entre Balneário Piçarras e Penha

Ouça a Matéria

Durante uma pescaria realizada na quinta-feira, 20, o morador de Penha, Marcelo Vicente, registrou um dos mais belos espetáculos das águas: o nado de uma baleia. Ele fotografou a gravou o enorme animal, avistado no final da tarde no alto mar entre as cidades de Balneário Piçarras e Penha. Provavelmente, uma baleia da espécie jubarte.

“Pescaria hoje top, com espetáculo da natureza”, descreveu Marcelo ao compartilhar do fato com seus amigos pelas redes sociais. Nesta época do ano, o aparecimento destes animais é comum no litoral norte de Santa Catarina.  “Em alguns momentos ela saltou e saiu completamente da água”, descreveu à reportagem.

Ela foi vista na zona dos 28 metros de profundidade, ao fundo da Ilha Feia. “Já havia visto baleias em outras pescarias, mas dessa vez foi diferente”, complementou Marcelo, que além da lembrança, voltou para casa com sororocas e dourados.  O animal visto por Marcelo tende a ser da espécie jubarte, segundo o professor do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMAR) da Universidade do Vale do Itajaí, Gilberto Manzoni.

Ao longo dos últimos anos, tem crescido os relatos de moradores e pescadores sobre o a localização de baleias nadando na costa de Balneário Piçarras, Penha e Barra Velha, num misto de deleito visual e avisos por resgate. Ainda não há um estudo que explique tal crescimento.

As baleiras procuram o litoral norte para realizar sua reprodução e a escolha por um lugar com menor profundidade tem critérios de segurança no instinto animal. Durante este período a baleia está com seu instinto mais sensível, portanto é preciso ter cuidados na observação.

Esses animais são protegidos por Leis Federais e Ambientais, sendo proibida sua captura, perseguição ou perturbação, sob pena de multa, prisão e apreensão da embarcação utilizada no ato criminoso. Além disso, a distância máxima para se aproximar dos cetáceos, com os motores da embarcação ligados, é de 500 metros.

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você