30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Balneário Piçarras avança na criação da Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis

Ouça a Matéria

Em articulações desde junho, Balneário Piçarras está cada vez mais perto da implantação de uma cooperativa de recicláveis na cidade. Nesta semana, poder público, coletores interessados e comunidade envolvida e se reuniram mais uma vez buscando a criação da entidade. A reunião realizada na terça-feira, 30, definiu os membros da futura cooperativa.

“Fizemos a reunião selecionando a parte administrativa do conselho, assim podemos dar entrada na parte de legalização, para podermos dar início aos trabalhos o mais breve possível”, comentou Ginaldo Lopes Santos, um dos membros da cooperativa. O órgão atenderá pelo nome de Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Balneário Piçarras.

“Aprovamos o estatuto e a composição dos conselhos de administração e fiscal, o próximo passo é o encaminhamento para registros junto aos órgãos competentes”, frisou Renato Martinez, articulador do projeto. De acordo com Renato, não apenas os cooperados terão benefícios, mas sim, toda comunidade.

“Além das questões econômicas e sociais dos catadores, a sociedade também será beneficiada como um todo, pois a cooperativa vem somar e contribuir decisivamente na coleta seletiva e no impacto ambiental causado pelo alto consumo”, exclama.

A iniciativa da cooperativa partiu dos esforços somados entre os moradores locais, com o suporte das políticas públicas de apoio ao cooperativismo. “Nossa parte como órgão público foi dar apoio, realizando as buscas ativas por telefone e pessoalmente, procurando pessoas que pudessem fazer parte e auxiliar no processo de criação da cooperativa aqui na cidade”, comentou a Coordenadora do Programa Acessuas/Trabalho, Gisele Cardoso.

 

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você