27 C
Piçarras
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras começa a discutir seu Plano de Desenvolvimento Econômico

Ouça a Matéria

Após a realização do primeiro Seminário de Diagnóstico e definição de eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Balneário Piçarras (PEDEM), dia 22, outros três encontros públicos foram sacramentados pelo Sebrae. Os próximos seminários Piçarras acontecem nos dias 10, 11 e 12 de setembro, e abordarão, respectivamente, os eixos Turismo, Comércio e Alimentício.

Todos os encontros acontecerão às 19h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Piçarras (CDL), na Av. Emanuel Pinto, 179. “É muito importante a participação e o engajamento da população para a construção de um plano democrático para o desenvolvimento econômico do nosso município”, frisa o Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Elinton Geremias.  Na primeira reunião pública, foi observado o alto índice de crescimento do PIB local nos últimos anos.

“Entre 2012 e 2018, Balneário Piçarras, apresentou um crescimento do PIB de 16,3%, muito maior que as médias de crescimento nacional (6,8%), estadual (7,6%) e do cluster (8,6%)”, explicou o Consultor do SEBRAE e ministrante do seminário, Rafael Koepp Soldateli. O PIB do município, em 2016, atingiu o maior número da história: R$ 594.464 milhões, de acordo com dados do IBGE.

Também durante o encontro, foi apresentado um panorama do crescimento econômico do município e definidos os três eixos que nortearão o PEDEM, sendo eles: turismo, comércio e setor alimentício. Os três juntos representam 61% das empresas de Balneário Piçarras e 52,33% dos empregos formais da cidade.

EIXOS

O Eixo Alimentício inclui a fabricação de produtos alimentícios, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura e alimentação. Já o comércio por atacado, varejista e reparação de veículos automotores fazem parte do Eixo Comércio. No Eixo Turismo são inclusas as atividades esportivas, recreação e lazer, alojamento, atividades imobiliárias, agências de viagem, operadores turísticos, atividades ligadas ao patrimônio cultural, construção de edifícios e serviços especializados para a construção.

 

Foto por: Maurício Martins Pereira

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você