33.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras é aprovada no Bandeira Azul para a temporada de verão 2019/2020

Ouça a Matéria

Em reunião realizada em Copenhagen (Dinamarca), o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul decidiu manter a certificação da praia de Balneário Piçarras para a temporada 2019/2020. O prazo para o município receber o hasteamento da bandeira é até 15 de dezembro. O trecho certificado oferece uma experiência urbana sustentável diferenciada dentre as outras praias que receberam a bandeira no Brasil.

O trecho certificado em Balneário Piçarras possui 1,6 km e fica localizado no centro de Balneário Piçarras, comportando toda a praia, na Avenida José Temístocles de Macedo, entre a descida da Avenida Getúlio Vargas e a descida da Rua 2660. No total, foram apenas 15 praias e 6 marinas aprovadas no país. No mundo, o número é bem maior: 4.560 bandeiras hasteadas em um total de 45 países.

“A certificação pelo segundo ano consecutivo afirma a boa atuação do município quanto aos quesitos de infraestrutura, segurança e qualidade ambiental. Além disso, o trecho certificado oferece uma experiência urbana sustentável, o que difere das outras praias que foram aprovadas pelo júri”, afirma o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

Para manter a Bandeira Azul no município, os quesitos foram ainda maiores que no ano passado. Foi preciso apresentar relatórios detalhados sobre o desenvolvimento ambiental e turístico no trecho certificado desde a edição passada, além de propor novos projetos e ações para a próxima temporada.

“Faremos a implantação de novas lixeiras contendo cestos para resíduos recicláveis e não recicláveis, a realização de atividades de educação ambiental de forma frequente, o monitoramento da qualidade de água para parâmetros microbiológicos, físicos e químicos, a implantação de acessibilidade em todo trecho certificado, além de uma comunicação voltada à conscientização”, prevê Marcos.

Além do desenvolvimento ambiental proporcionado ao município, a certificação do programa Bandeira Azul traz bons resultados econômicos e turísticos para a cidade. No ano passado, 30% das pessoas que visitaram Balneário Piçarras tiveram influência da Bandeira Azul na tomada de decisões para conhecer a cidade de acordo com a Pesquisa de Fluxo Turístico da Secretaria de Turismo.

A certificação é explorada nas estratégias do município para captação de turistas. “A Bandeira Azul confere um status maior ao destino e uma diferenciação a outros produtos e praias do Brasil. A certificação cria um destaque bastante importante para ampliar e qualificar a comercialização do destino, o que vem a fortalecer o comércio local e a geração de emprego e renda”, pontuou a Secretária de Turismo, Susan Correa.

Os resultados positivos também vieram do trade turístico da cidade, tanto em hotéis, quanto em bares e restaurantes que sentiram a melhoria por conta do programa. “Vimos o reflexo no nosso estabelecimento, o ticket médio aumentou, teve dias que não conseguimos suprir à quantidade de clientes e sentimos os efeitos da Bandeira Azul hasteada”, expressou o proprietário do restaurante North Beach, Eduardo Bolda.

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais.

Foto por: Felipe Bieging

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você