28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras hasteia Bandeira Azul para temporada 2019/2020

Ouça a Matéria

A Bandeira Azul voltou ao seu local. Está lá, hasteada no Molhe Norte da Praia de Balneário Piçarras, certificando que o setor (da Avenida Getúlio Vargas até a Rua 2660) possui condições estruturais e – principalmente – ambientais para receber banhistas. Para a temporada 2019/2020, a Bandeira permanecerá até o dia 28 de fevereiro, sendo marcado ainda por um ciclo de ações ambientais iniciadas no último sábado, 14.

O Jornal do Comércio transmitiu ao vivo, pelo Facebook (/jornaljc), a cerimônia de hasteamento. O vídeo segue disponível para visualização. Durante o ato, o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski, destacou as novidades para a certificação – a segunda consecutiva. Entre as principais ações deste ano, estão a instalação de placas explicativas sobre a restinga, um peixe gigante para o depósito de plástico encontrado no mar, uma bituca gigante, além de atividades ambientais: Quiz Ambiental e a chamada Caça Restinga

“O objetivo do Bandeira Azul em Balneário Piçarras fica claro. Nosso objetivo não é manter a certificação, mas manter os padrões de qualidade conquistados. Padrões que atendem os 34 critérios do Bandeira Azul: Balneabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, acessibilidade, segurança, infraestrutura e, neste ano, com muita educação ambiental”, discursou o presidente da Fundação.

Outra novidade para este verão é a implantação da Eco Raia, de cerca de 300 metros de extensão, no trecho certificado. “Entre duas boias, será estendida uma raia, instalada a 200 metros da margem do mar, facilitando a fiscalização quanto a pesca ilegal, evitando que embarcações trafeguem próximo a orla e auxiliando em eventos e práticas esportivas”, explica Marcos.

A certificação também é explorada nas estratégias do município para captação de turistas. “A Bandeira Azul confere um status maior ao destino e uma diferenciação a outros produtos e praias do Brasil. A certificação cria um destaque bastante importante para ampliar e qualificar a comercialização do destino, o que vem a fortalecer o comércio local e a geração de emprego e renda”, pontuou a Secretária de Turismo, Susan Correa.

Essa questão foi enaltecida no discurso do prefeito Leonel José Martins. “No último verão nós tivemos um incremento no número de visitantes em 30% motivados justamente pelo Bandeira Azul”. O Bandeira Azul foi desenvolvido com recursos da iniciativa privada: CAS Empreendimentos, Vetter Empreendimentos, Natubrás Pescados, Rôgga Construtora e Incorporadora, Realsec Empreendimentos Imobiliários, Rede Graal de Postos de Combustíveis – Grande Parada Sul, Rede Graal de Postos de Combustíveis – Grande Parada Norte e Construtora Projets.

BANDEIRA AZUL

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade da proteção ao ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE), trazida ao Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede e que conta, hoje, com apoio de diversas instituições internacionais.

Foto por: Cleiton Reinert

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você