25.2 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras inicia organização para o 2º Encontro de Benzedeiras

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde e a Fundação de Cultura de Balneário Piçarras iniciam a organização do 2º Encontro Regional de Benzedeiras, Benzedores e Rezadeiras. Ele está marcado para o próximo dia 20 de novembro, às 14h, na Quadra Poliesportiva Campolino Teixeira, popular Figueirão, no bairro Nossa Senhora da Paz.

Uma das atividades já confirmadas é a apresentação de um documentário feito a partir de relatos de benzedeiras da cidade, produzido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura. O documentário foi gravado esse ano e traz impressões pessoais do conhecimento popular do uso de plantas em tratamentos alicerçados na fé.

“O benzimento é um costume antigo e está no dicionário. Benzer vem do latim bene dicere, que significa bem dizer.  Dizer bem de alguém e fazer o bem. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já admite a questão espiritual e existe muito estudo sobre espiritualidade na prática clínica”, definiu a naturóloga da Saúde, Priscilla Cardoso Jorge.

Além de reunir um vasto grupo de benzedeiras, benzedores e rezadeiras, a segunda edição do evento terá caráter beneficente. Por meio da “Entrada Solidária”, Saúde e Cultura pedem a doação de alimentos não perecíveis às pessoas que irão participar como ouvintes. Todo alimento arrecadado será doado à famílias e instituições do município. “O sucesso do primeiro evento nos motivou a criar novas estratégias e a valorizar ainda mais essa rica cultura”, opinou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.

Outro trabalho que deve ganhar vigor diante do 2º Encontro é a criação de um Mapa das Benzedeiras de Balneário Piçarras. A ideia é incluir o Sebrae na produção do roteiro, que poderá ser incluso na Rota Cultural do município e de toda a região da Costa Verde & Mar – a exemplo do que já existe na capital do Estado.

A presidente da Fundação de Cultura, Silvana Rebello. Silvana enaltece que o evento é “um encontro de saberes populares, em que precisamos valorizar a cultura tradicional, fomentar as trocas de experiências e reconhecer os conhecimentos da saúde popular”, finalizou. A programação exata será confirmada dentro dos próximos dias, e deve incluir nomes especiais, atrações culturais e também a entrega de lembrancinhas aos participantes.

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você