24.5 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Bandeira Azul de Balneário Piçarras será hasteada neste sábado (14)

Ouça a Matéria

O hasteamento da Bandeira Azul em Balneário Piçarras acontece no dia do aniversário do município, neste sábado, 14 de dezembro, às 11h, no Molhe Norte – na descida da Avenida Getúlio Vargas. Esta é a segunda vez consecutiva que a cidade recebe a certificação. A bandeira da temporada 2019/2020 permanecerá hasteada até o dia 28 de fevereiro.

 “A nova certificação reafirma a boa atuação de Balneário Piçarras quanto aos quesitos de infraestrutura, segurança e qualidade ambiental. Além disso, o trecho certificado oferece uma experiência urbana sustentável, o que difere das outras praias que foram aprovadas pelo programa”, afirma o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

O trecho certificado em Balneário Piçarras possui 1,6 km e fica localizado no centro de Balneário Piçarras: na Avenida José Temístocles de Macedo (beira mar), entre a descida da Avenida Getúlio Vargas e a descida da Rua 2660, no sentido Norte. Para a nova certificação os quesitos para o hasteamento foram ainda maiores que no ano passado.

O município teve de apresentar relatórios detalhados sobre o desenvolvimento ambiental e turístico no trecho certificado desde a edição passada, além de propor novos projetos e ações para a próxima temporada. Entre as principais ações deste ano, estão a instalação de placas explicativas sobre a restinga, imagens representativas de um peixe gigante com lixo marinho, uma bituca gigante, além de atividades como o Quiz Ambiental e a chamada Caça Restinga.

Outra novidade para este verão é a implantação da Eco Raia, de 500 metros de extensão, no trecho certificado. “Entre duas boias, será estendida uma raia, instalada a 200 metros da margem do mar, facilitando a fiscalização quanto a pesca ilegal, evitando que embarcações trafeguem próximo a orla e auxiliando em eventos e práticas esportivas”, explica Marcos.

A certificação também é explorada nas estratégias do município para captação de turistas. “A Bandeira Azul confere um status maior ao destino e uma diferenciação a outros produtos e praias do Brasil. A certificação cria um destaque bastante importante para ampliar e qualificar a comercialização do destino, o que vem a fortalecer o comércio local e a geração de emprego e renda”, pontuou a Secretária de Turismo, Susan Correa.

BANDEIRA AZUL

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade da proteção ao ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE), trazida ao Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede e que conta, hoje, com apoio de diversas instituições internacionais.

 

Foto por: Felipe Bieging

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você