33.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Barra Velha vai contestar nova estimativa populacional do IBGE

Ouça a Matéria

O prefeito de Barra Velha, Valter Zimmermann, não concordou com a estimativa populacional 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nela, o instituto aponta o município com 29.168 moradores, um crescimento de 2,47% em comparação com o ano passado. O gestor público afirmou que irá recorrer.

“A Prefeitura não concorda com esse número. Temos cadastrados nos postos de saúde 52.000 pessoas. Eles do IBGE sabem que os municípios litorâneos cresceram muito em número de habitantes. Barra Velha está recebendo pessoas de todo o Brasil”, pontuou o Governo Municipal em nota à reportagem.

A voracidade em recorrer está ligada diretamente aos valores atribuídos pelo Governo Federal aos municípios – principalmente através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com 29 mil habitantes, Barra Velha se manter na margem de repasse de 1,4%. Com o cálculo da Prefeitura, a alíquota passria para 2,2%.

Os dados atualizados do IBGE apontam que entre 1º julho de 2018 e 1º de julho de 2019, Barra Velha ganhou 705 habitantes. A tabela com a população estimada foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) no início do mês de setembro – junto com os dados de todos os municípios brasileiros.  

As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos munícipios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas.

BALNEÁRIO PIÇARRAS TAMBÉM DISCORDA

O IBGE atribuiu 23.147 habitantes para Balneário Piçarras. Apesar de considerar o número baixo, o Governo Municipal afirmou que irá aguardar o Censo 2020 para ter conhecimento da realidade populacional de fato. “O município não irá recorrer dos dados, já que no próximo ano ocorre o Censo, que demonstrará a realidade populacional do município, observando os elevados números de atendimentos, cadastros no sistema único de saúde e matrículas na rede municipal de ensino”, informou.

PENHA CONCORDA COM O IBGE, MAS…

Com 32.531 moradores, segundo o IBGE, a Prefeitura de Penha frisou que os dados parecem fazer jus a realidade – entretanto – irá realizar uma checagem junto à Saúde e Educação para ver se há alguma disparidade significativa.  “A Penha é um ponto fora da curva, a população flutuante é muito grande, são praticamente 105 dias do ano com lotação hoteleira quase que com 100%. Entretanto, os dados do IBGE nos mostram pouco mais de 32 mil habitantes, está dentro da estimativa, então não vemos nesse momento uma discordância em relação à quantidade apresentada por eles. Mas vamos nos certificar junto aos dados oficiais que temos”, disse o secretário de Governo, Eduardo Bueno.

 

Foto por: Divulgação

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você