23.9 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Candidatura de Balneário Piçarras é aceita pelo júri nacional do programa Bandeira Azul

Ouça a Matéria

A candidatura de Balneário Piçarras para obter, pelo segundo ano consecutivo, a certificação internacional do programa Bandeira Azul foi aceita pelo júri nacional. A confirmação foi dada no último dia 1º de julho, e agora a solicitação para hastear a bandeira na temporada de verão 2019/2020 segue para apreciação do júri internacional – que se reunirá em outubro, em Copenhagen, na Dinamarca, para proferir a decisão.

“Agora, aguardamos a avaliação da nossa praia pelo Júri Internacional, que se reunirá em Copenhagen em outubro desse ano. Enquanto isso, o município continua a planejar estratégias, mobilizando a população para abraçar o Programa Bandeira Azul, através do Comitê Gestor”, explicou a secretária de Turismo, Susan Corrêa. “Já obtivemos a aprovação do Júri Internacional no ano passado e cremos na nova aprovação neste ano”, completou Susan.

O trecho da orla solicitado para receber a certificação internacional de qualidade da praia é o mesmo da última temporada: entre a Avenida Getúlio Vargas até a Rua 2660, na orla Norte. Depois de receber melhorias para a primeira certificação, o foco deste ano será a conscientização. “Apresentamos um projeto no ano passado que cumpriu todos os requisitos necessários e se tornou um caso de sucesso da obtenção da bandeira para todo o país. Para este ano, vamos investir ainda mais na conscientização local, com mais campanhas de impacto e ações que busquem a valorização da vida marinha e o cuidado que se deve ter com o meio ambiente. Uma das ações que modificará o trecho e valorizará ainda mais importância da restinga é o catálogo das espécies de restinga que a Fundação do Meio Ambiente vem fazendo. Placas serão instaladas próximo às passarelas para a identificação de cada espécie”, detalhou com riqueza a secretária de Turismo.

Entretanto, segundo o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), Marcos Zaleski, o trecho que almeja a recertificação poderá ganhar alguns reforços e complementos. “Estão previstas já para a próxima temporada a ampliação do número de lixeiras e implantação de mais 15 unidades destinadas aos resíduos recicláveis e não recicláveis. Faremos a recuperação da restinga em alguns locais degradados pela ação de plantio de espécies nativas, delimitação física da vegetação e fixação de placas educativas. Estamos planejando implantar no trecho bandeira azul raias esportivas ecológicas com a finalidade de incentivar a prática esportiva, de garantir segurança aos praticantes de natação na praia sem que haja preocupação com as embarcações, servindo de referência da localiza da linha de 200,00m da costa que estabelece os limites de navegação costeira e ainda com objetivo de reduzir a fixação de redes de pesca ilegais”

A cidade de Balneário Piçarras encerrou a temporada passada (2018/2019) com um saldo muito positivo: 30% das pessoas que visitaram Balneário Piçarras tiveram influência da Bandeira Azul na tomada de decisões para conhecer a cidade. O dado foi da Pesquisa de Fluxo Turístico, da Secretaria de Turismo. Para Susan, “a obtenção da Bandeira representa um ato simbólico de que estamos no caminho certo”.

Ao Jornal do Comércio, Susan finalizou citando que “ainda tem muito a ser feito nas questões principais de qualidade ambiental e infraestrutura, mas junto ao programa, vamos investindo e evoluindo. A Bandeira Azul amplia a visibilidade de Balneário Piçarras para um turismo qualificado e preocupado com o meio ambiente, o que acarreta em desenvolvimento turístico e econômico, gerando emprego e renda dentro do município, atraindo mais investidores e melhorando os serviços ofertados no município. Outra questão fundamental é ligada à conscientização da população. Nossa cidade já sente o reflexo da primeira temporada Bandeira Azul, com posicionamentos mais críticos e conscientes referentes a preservação do meio ambiente, o que é muito favorável. Queremos que esse sentimento se amplie e a consciência ambiental seja cada vez mais forte em nossa cidade”.

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas cinco estão no Brasil.

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você