As obras de implantação da rede coletora de esgoto na região da boca da barra, em Balneário Barra do Sul, foram concluídas nesta terça-feira, 19. As equipes trabalham agora nos acabamentos finais e repavimentações necessárias, principalmente na Avenida Amândio Cabral.
Apesar da rede coletora estar sendo implantada, a CASAN reitera que os moradores não devem conectar o esgoto doméstico aos tubos coletores sem autorização prévia da concessionária. Para que o esgoto seja devidamente coletado e tratado, todo o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) deverá estar concluído e em operação.
A interligação neste momento trará prejuízos ao ambiente da região, inclusive à balneabilidade das praias e rios. A Estação de Tratamento (ETE) de Balneário Barra do Sul será construída na Rua Perequê, no bairro Pinheiros. A ETE terá capacidade para tratar até 35 litros por segundo.
Com um investimento total de R$ 46.798.047,00, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Barra do Sul vai atender uma população de 17.543 habitantes, propiciando uma cobertura de 52%. Na prática, serão 3.091 ligações domiciliares que estarão conectadas em 35,4 quilômetros de rede coletora. O projeto total prevê a construção de seis Estações Elevatórias de Esgoto e mais 7,7 quilômetros de rede emissária.