33.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Criação de cooperativa de recicláveis avança em Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

O Governo Municipal de Balneário Piçarras realizou na última terça-feira, 9, mais uma rodada de conversas com os trabalhadores que atuam com a coleta de resíduos recicláveis na cidade. Neste segundo encontro, o objetivo foi o de alinhar os trabalhos em prol da criação de uma cooperativa de reciclagem no município – que passará a conta com a coleta seletiva no próximo dia 5 de agosto.

“Temos urgência na angariação de membros para cooperativa, para conseguirmos registrar oficialmente a cooperativa precisamos de pelo menos 20 catadores presentes” alertou a Coordenadora do Programa Acessuas/Trabalho da Secretaria de Assistência Social, Gisele Cardoso. Quinze pessoas – entre os trabalhadores do setor, representantes da sociedade civil e governantes – participaram da nova reunião.

Fazendo parte do período de implantação da Coleta Seletiva em Balneário Piçarras, a iniciativa visa uma aliança entre a classe para manter o que foi recolhido dentro da cidade, promovendo a economia local. “Como dia 5 vai começar a Coleta Seletiva, os resíduos coletados no primeiro momento ainda irão para Itajaí, então temos urgência em instituir a cooperativa aqui para que os resíduos fiquem na cidade”, comentou Gisele.

A próxima reunião está marcada para o dia 23 de julho às 14h, na Igreja Católica Nossa Senhora de Fátima, bairro Itacolomi. Segundo a Coordenadora do Programa, o município tem pressa em desenvolver a cooperativa em Balneário Piçarras. “Claro que é um processo longo, estamos indo aos poucos, mas nossa próxima reunião é com intuito de constituir a cooperativa”, finaliza Gisele.

 

Coleta Seletiva começa no dia 5 de agosto

A Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (FUNDEMA) confirmou para o dia 5 de agosto o início do serviço de Coleta Seletiva no município. Até lá, acontece a campanha de conscientização, com início marcado pela distribuição das cartilhas informativas.

A coleta acontecerá uma vez por semana e será dividida por bairros, atendendo inclusive a área rural. “Nesse mês de julho trabalharemos fortemente na conscientização da população, na diferenciação do seu lixo e a disposição dos mesmo em sacolas caracterizadas”, explicou o Presidente da Fundema, Marcos Zaleski. A FUNDEMA atuará também nas escolas.

“A conscientização da criança e do jovem faz parte do programa. Além de serem o futuro da nossa sociedade, eles têm forte influência em casa, podendo servir de apoiadores da coleta seletiva, entendo a importância do processo para benefício do meio ambiente”, frisou Marcos.

As coletas serão feitas por um único caminhão, seguindo cronograma que beneficie todas as áreas da cidade e a boa identificação dos resíduos sólidos auxiliará na coleta. “Preferencialmente pedimos que utilizem os sacos azuis para descartar os recicláveis, mas qualquer diferença para identificar as sacolas de resíduos irá auxiliar o trabalho dos coletores”, finalizou.

 

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você