27 C
Piçarras
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024


Dona Erna ensina saborosa receita de canjica

Ouça a Matéria

A maior canjica do Brasil, principal atrativo gastronômico do 7º Piçarraiá, só será servida no dia 6 de julho durante os três dias dos festejos juninos de Balneário Piçarras. Caso você não queira esperar até lá para matar a vontade, dona Erna Reis Colzani ensina uma receita – que requer um pouco de dedicação – mas que compensa com o sabor de cada colherada degustada.

Conhecida pelo preparo da canjica, ela aprendeu o passo a passo com a mãe, a dona Niquinha Reis. Hoje com 72 anos, quatro filhos, dez netos e cinco bisnetos, dona Erna faz questão de preparar o doce típico e ensinar seus descendentes, continuando este legado familiar. “Normalmente faço a canjica na época de Páscoa e nas festividades de São João”, afirma.

Segundo dona Erna, o primeiro passo é deixar a canjica de molho por aproximadamente 12 horas.  Depois, é preciso lavar o milho e cozinhar na água com o açúcar e um apitada de sal até ver que o milho está cozido. Em seguida, será necessário acrescentar o litro de leite fervido, o leite condensado, o leite de coco, coco ralado e, para finalizar canela, a gosto.

Dona Erna compartilhou sua receita especial. Mas, adiantou que existem dois segredos para a canjica ficar tão saborosa. O primeiro deles é que ela cozinha no fogão à lenha que dá aquele sabor tradicional. O segundo é preparar o doce com muito amor e carinho, prezando sempre por bons ingredientes.

O Piçarraiá

Além de programação gratuita, com shows nacionais como Althair e Alexandre e Rick e Renner, mais a produção e distribuição gratuita da maior canjica do Brasil com mais de 2 toneladas, o Piçarraiá mantém firme o propósito de ser um evento feito com e para a comunidade local.  A Festa acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho.

As escolas são responsáveis pela gastronomia e bebida. Cada uma delas tem direito a uma barraca e o grupo de professores, pais e familiares dos estudantes trabalha para a venda dos produtos. Todo o lucro fica para a própria unidade escolar. Em anos anteriores, a maioria conseguiu realizar diferentes melhorias e a chegada do Piçarraiá é sempre um grande momento.

“A proposta é promover a confraternização entre os moradores de Balneário Piçarras e região, fomentando a cultura, o turismo local e o entretenimento”, pontua a secretária de Turismo, Susan Corrêa. Toda a programação com shows nacionais, apresentações culturais, a maior canjica do Brasil e a Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar ocorre no Ginásio Aurélio Solano de Macedo. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será revertido para entidades filantrópicas municipais.

Receita Canjica

Ingredientes

500g de milho de canjica

1 xícara de açúcar

1 pitada de sal

1 litro de leite fervendo

1 lata de leite condensado

1 vidro de leite de coco

Coco ralado a gosto

Canela a gosto

Foto por: Guilherme Venâncio

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você