23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Fundema de Balneário Piçarras inicia projeto piloto de compostagem

Ouça a Matéria

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (FUNDEMA) iniciou um projeto que transforma e reaproveita o lixo orgânico gerado nos órgãos públicos. Desde o início do mês, funcionários da FUNDEMA estão separando seus resíduos orgânicos e da Prefeitura Municipal para utilizá-los na sua composteira.

A composteira fica localizada na sede do órgão e é alimentada com produtos orgânicos dos cerca de 60 funcionários que trabalham nos dois prédios municipais. “Foram construídos dois módulos de um (metro) por um (metro), seguindo os padrões de largura recomendados pelos estudos de compostagem”, explicou a Engenheira Sanitarista, Julia C. Dotto.

Segundo o cronograma, sempre no fim do dia são feitas as separações dos materiais orgânicos e, uma vez por semana, os resíduos são despejados dentro da composteira e cobertas com serragem. “Quando atingir 1 metro de altura, paramos de alimentar e deixamos estagnada por 2 a 3 meses, para ser concluída a compostagem”, explicou Julia.

Após o tempo de compostagem, o produto final (adubo/húmus) será distribuído entre as praças do município, nutrindo suas árvores e plantas menores. “Esse é um projeto piloto que pode vir a ser ampliado para mais secretarias no futuro”, finalizou o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

 

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você