26.1 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Mais de 30 mil visitantes passaram pela sétima edição do Piçarraiá

Ouça a Matéria

A Secretaria de Turismo de Balneário Piçarras confirmou que mais de 30 mil visitantes passaram pela sétima edição do Piçarraiá – que aconteceu entre os dias 5 a 7 de julho. A maior canjica do Brasil foi a principal atração da festa e foi distribuída gratuitamente para 5 mil pessoas na tarde do dia 6, ato que manteve ao município o título de maior do Brasil, com mais de duas toneladas produzidas.

Ingredientes selecionados e o cuidadoso preparo mantiveram a tradição e o sabor da canjica caseira, estrela do Piçarraiá. O cozimento começou logo cedo, por volta das 8h, e envolveu cerca de 10 pessoas em toda a produção.

“São muitas pessoas envolvidas na elaboração do doce. Neste ano, o responsável pela canjica foi Roberto Pereira, morador de Balneário Piçarras, que reuniu outros moradores e contou também com o apoio da Secretaria de Educação para que o resultado fosse uma verdadeira delícia, a ponto de não sobrar nada!”, comenta a secretária de Turismo, Susan Corrêa.

Com um dia a mais, em comparação com as edições passada, Susan analisa que “o Piçarraiá 2019 foi um verdadeiro sucesso, durante toda a festa recebemos muitos elogios referente à estrutura e às mudanças realizadas, principalmente na decoração e nas mesas com bancos. Agora já começam os preparativos para o próximo ano, sempre promovendo melhorias e trazendo mais atrativos para que a nossa comunidade e os visitantes possam aproveitar. A festa tem grande importância para o nosso município, uma vez que movimenta o turismo e economia local, gera ampla divulgação do destino, inclusive no âmbito nacional, além de garantir melhorias para a comunidade escolar com o valor arrecadado com as vendas de comidas e bebidas nas barraquinhas e também ajuda entidades, que são beneficiadas com as doações solicitadas para o acesso ao Piçarraiá”, finaliza Susan.

 

Entidades arrecadam cerca de 2 toneladas de alimentos durante o Piçarraiá 2019

Duas entidades sem fins lucrativos de Balneário Piçarras foram contempladas com a arrecadação de alimentos provenientes do Piçarraiá 2019. Ao todo, o Sítio Caminho Novo e a Comunidade Terapêutica Adventus, dividiram os aproximadamente 2 mil quilos de alimentos não perecíveis arrecadados.

“Nós calculamos esse número ao longo do evento, recolhemos tudo e dividimos entre as duas instituições”, explicou Gilberto Cardoso, idealizador do Sítio Caminho Novo. A entrada do Piçarraiá tinha o pedido de contribuição de 1kg de alimento.

Para receber os alimentos, as entidades contempladas se inscreveram através do edital da Secretaria de Assistência Social. “Esse ano pela primeira vez fizemos um edital, criando um processo mais transparente e público, amplamente divulgado pelo Conselho de Assistência Social e pela Secretaria”, frisou a Secretária de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro Stiebler.

A Comunidade Terapêutica Adventus ajudou na manipulação e na contagem dos alimentos, recebendo cerca de 1 tonelada para manter suas atividades. “Como nós teremos esse reforço na nossa dispensa, os recursos que entram em espécie teremos a condição de investir em outras áreas como vestuário, remédios, deslocamentos e visitas terapêuticas”, comentou o Monitor da Adventus, Felipe Fachinello.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você