O Outubro Rosa de Penha será marcado por uma importante mobilização visando a conscientização sobre o câncer de mama, no próximo dia 10 de outubro. A Câmara de Vereadores de Penha, através da Procuradoria Especial da Mulher – em ação conjunta com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social – realiza o “Encontro de Mulheres, um toque entre o amor próprio e a prevenção”. As atividades terão início a partir das 18h30, no Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, na sede do Legislativo Penhense.
O evento faz parte da campanha do Outubro Rosa (de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama) e será um bate-papo com a terapeuta Camila Custódio, contando também com a participação de especialistas em saúde, médicas, psicólogas, além de integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
De acordo com a organização do evento, Camila trará sua formação em Serviço Social, com especialização em terapia de família e casais, para um bate-papo com as mulheres. “O objetivo é um momento alto astral; levantar a autoestima da mulher, com temas como prevenção e superação, sem conotações negativas ou pesadas”, observa a professora e vereadora Juraci Alexandrino, procuradora especial da Mulher de Penha.
Pós-graduada em Psicologia Transpessoal, estudiosa da Maiêutica Socrática, especialista em Inteligência Emocional pela Academia da Inteligência de Augusto Cury, Camila tratará do tema “Um Toque Entre o Amor Próprio e a Prevenção”, onde buscará o acolhimento das participantes, baseada no que chama de “empoderamento emocional”, visando identificar pensamentos, sentimentos e emoções, para que se possa fazer escolhas mais saudáveis. Camila é idealizadora do “Consultório Emocional”, espaço terapêutico com participantes de todo o Brasil e exterior.
Regiane Basso, secretária de Saúde de Penha, reforça que a entrada para o evento é franca, e todas as mulheres podem participar. De acordo com ela, a integração da Assistência Social e da Saúde para o evento, agregada à Procuradoria da Mulher na Câmara, proporcionará um evento especial ao público feminino.
Salas de espera
Além da programação conjunta entre Prefeitura e Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde também divulga ações do Outubro Rosa na estrutura da rede de saúde pública local. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão aproveitando o espaço das salas de espera para orientar o público acerca do câncer de mama e importância dos preventivos, entre outros tempos do Outubro Rosa. Em Armação, por exemplo, o programa “Educação e Saúde” já repassa orientações na sala de espera.
A Secretaria da Saúde da Prefeitura também reforça que chegou ao mês de agosto deste ano com 100% da fila para exames de mamografia zerada. A demanda total de exames era de 267 pedidos até dia 20 de setembro – destes, 210 são relativos ao período de 1º de janeiro até 31 de julho, todos eles prestados pela saúde pública local. “Zeramos de janeiro a julho, e o Outubro Rosa prioriza estes 57 pedidos de agosto até agora.