20 C
Piçarras
quinta-feira 12 de setembro de 2024


Penha ganhará pacote de ações estratégicas para estimular Turismo

Ouça a Matéria

Trinta e cinco municípios da região Sul do país serão contemplados pelo programa “Investe Turismo”, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur. A iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para 13 regiões turísticas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Penha está entre elas.

“Detentora do selo “Prodetur + Turismo” desde o ano passado, Penha almeja se tornar o primeiro Distrito Turístico do Brasil, nesse sentido, protocolou diversos pedidos de recursos no Ministério do Turismo para viabilizar ações e obras na cidade com esse objetivo. Dessa maneira, o Governo Municipal recebe muito feliz a notícia de que a cidade está contemplada entre as 30 rotas turísticas do país, selecionadas pelo Governo Federal, conforme anunciou o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio”, comemorou o Governo Municipal, em nota nas redes sociais.

A meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de quatro rotas turísticas estratégicas em toda a macrorregião. A Rota das Missões, as serras Gaúcha e Catarinense, o Corredor Iguaçu, o litoral de Santa Catarina, bem como as cidades do Vale Europeu e da região Caminhos dos Príncipes, serão beneficiados pelos investimentos iniciais de R$ 200 milhões.  A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística na região Sul. 

Penha está inclusa da rota da Costa Verde & Mar, junto de Balneário Camboriú, Bombinhas, Porto Belo e Itajaí. Em Santa Catarina, Florianópolis, Lages, São Joaquim, Urubici, Palhoça, Garopaba, Imbituba, Laguna, Blumenau, Brusque, Timbó, Pomerode, São Francisco do Sul e Joinville também foram contempladas.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de Viagens um impulso econômico para toda a região.

“Queremos aprimorar a experiência turística dos visitantes que buscam esses destinos. A região Sul tem um grande potencial para ampliar o turismo religioso, por exemplo, e também para consolidar outros destinos estratégicos de diversos segmentos. É o caso da rota da Uva e Vinho, das cidades históricas de descendência alemã e das belezas naturais típicas de climas frios, com serras e um dos maiores cânions do Brasil. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda”, destaca o ministro.

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, ativos como a produção vinícola e a gastronomia do sul “fazem da Região um importante produto para o turismo brasileiro. O Programa Investe Turismo apoiará o posicionamento de oferta deste mercado e o fortalecimento dos destinos que oferecem ao turista nacional e internacional experiências únicas”, ressalta.

Ao Sebrae coube a capacitação e incentivo ao empreendedorismo dos pequenos negócios do setor. O programa está estruturado em quatro linhas, que são: o fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; marketing turístico e apoio à comercialização e atração de investimentos; e facilitação do acesso a serviços financeiros.

 “Temos um grande potencial turístico no Brasil. E, nesse contexto, o Sebrae entra com a sua competência, o fomento ao empreendedorismo. Vamos qualificar e utilizar toda a nossa rede, pontos de atendimento, consultores, plataformas de atendimento para operacionalizar o Investe Turismo. Neste momento, o empreendedorismo e o turismo representam geração de emprego e renda no nosso país”, encerrou Melles.

 

Foto por: Felipe Bieging | JC

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você