27.2 C
Piçarras
quarta-feira 28 de fevereiro de 2024


Piçarrense conquista 2º lugar em concurso estadual de decoração e arquitetura

Ouça a Matéria

O piçarrense, Lucas Garcia, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí, conquistou o segundo lugar da categoria “Estudante”, no Concurso Técnico do Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) 2019, iniciativa do Núcleo Catarinense de Decoração. O projeto do acadêmico da Univali é de uma casa localizada nos subúrbios da cidade como moradia para um cadeirante.

Ela foi projetada para ser completamente acessível no terreno, que possui uma inclinação considerável. Dividida em duas partes, possui uma parte íntima na parte leste e frontal do terreno, e a outra social. Na casa, há uma rampa que segue um caminho continuo até a entrada, onde encontra-se a área de estar e lavabo, assim como a cozinha e a área externa de lazer. Logo em seguida existe uma rampa ligando um nível acima, a área íntima, tornando a percepção de que a casa é sustentada por uma só rampa contínua.

“O formato da fachada é inspirado na forma tradicional de uma casa, que assim como uma música e suas frequências sonoras dão vida ao movimento presente, fluindo poeticamente da madeira torcida para o resto da casa, dando assim a sua composição final”, revela o acadêmico. Garcia foi orientado pelo professor Eduardo Baptista Lopes, um dos responsáveis pelo NCPro.

A forma foi concebida pelo autor seguindo as necessidades das elevações para passagem das rampas. Ao elevar a área intima, ele criou uma rampa que flutua da edificação, fazendo a casa acompanhá-la em sua fachada lateral. A forma frontal da casa é distorcida junto ao telhado, com uma torção das duas águas, que dá um diferente aspecto entre a forma frontal e o seu comprimento, onde há também grandes aberturas de janela, com espaço para a luz natural e para os visuais do meio ambiente. A casa é constituída por uma estrutura de concreto e um revestimento de madeira por toda a área externa da casa, em um só conjunto.

O estudante explica que o projeto prevê ripas de madeira em forma torcida, que são repetidas cada uma com a torção em uma diferente posição. No ambiente, abre-se espaço para a iluminação e o vento entrarem, assim como para a iluminação sair e criar um visual noturno. As madeiras torcidas dão a impressão de movimento, sua forma molda-se dependendo da posição que a pessoa está.

Concurso NCD

O Concurso Técnico NCD é um projeto de cunho sócio cultural que tem como objetivo valorizar os trabalhos realizados por profissionais de arquitetura, design, paisagismo, engenharia e decoração e também por estudantes das Instituições de ensino de Santa Catarina, avaliados segundo critérios técnicos de excelência e inovação, por júri isento e especializado. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 20 de novembro, em Florianópolis (SC). Ano passado, o prêmio também foi conquistado por um aluno do Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro) da Univali, que acumula 18 prêmios desde a sua fundação. 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você