25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Prefeito de Penha autoriza criação de projeto executivo para futuro Parque Linear da Orla

Ouça a Matéria

Em reunião com a classe ambiental, turística, comercial e empresarial de Penha, o prefeito Aquiles José Schneider da Costa (MDB) confirmou que o Governo Municipal trabalhará para implantar o projeto do Parque Linear da Orla de Penha (em um trecho de 4 quilômetros, entre as praias do Quilombo e Armação). A confirmação foi dada na noite de sexta-feira, 16, quando o projeto conceitual de urbanização e paisagismo foi apresentado.

A confirmação vai ao encontro de recente consulta pública promovida pelo Governo através das redes sociais – em que 77% dos internautas optaram pela opção por um trajeto linear sem tráfego de veículos, com inclusão de pistas de caminhada, de ciclismo, quiosques e bolsões, além de arvorismo. A outra opção seria um calçadão com beira mar, liberando a circulação de veículos.

Com a definição, Aquiles deu o aval à equipe de engenharia da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) para elaborar o projeto executivo. Ainda não há datas para início da obra, e o Governo também vem buscando créditos financeiros para tirar o projeto do papel. O prefeito estima que será possível executar a partir de recursos próprios e também dessa linha de crédito.

Aquiles ainda falou rapidamente acerca da legislação existente em Penha, relativa ao uso e ocupação da orla. Segundo ele, permite a abertura da área necessária ao calçadão – lembrando que parte da beira-mar já é urbanizada a partir do calçadão do Quilombo.

Representantes da Associação da Praia do Quilombo (Amaq), a Associação de Moradores da Praia Grande, Cascalho e Poá (Amapg), Projeto Orla, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), Câmara de Vereadores, Conselho da Cidade (Concidade), Desenvolvimento Econômico Local (DEL) participaram da reunião, realizada na Sala do Empreendedor.

 

Foto por: Toni Almeida

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você