25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Projeto Rota Cênica ganha força no Programa de Desenvolvimento de Penha

Ouça a Matéria

Durante a última reunião da Câmara Técnica de Turismo do Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Penha (DEL), o corpo técnico enriqueceu a ideia de criação do Projeto Rota Cênica – Roteiros integrados de ecoturismo, proteção e interpretação ambiental. A proposta visa criar um roteiro turístico com estruturas de proteção e interpretação da natureza, que colocará nossa cidade entre os principais destinos de turismo de natureza do Sul do Brasil.

A primeira fase é o mapeamento da rota que passará pela estrada da Praia Vermelha, São Roque, Poá, Grande, Paciência, Ponta da Vigia e Armação do Itapocoroy. A proposta é criar acessos as estruturas como mirantes e trilhas com decks, passarelas, placas, lixeiras, sistema de segurança e monitoramento, painéis de interpretação da natureza e serviços e atividades de lazer como caminhadas, corridas, pedaladas, vôo livre, rapel e surf.

O trabalho da Câmara Técnica de Turismo pretende que “a rota poderá ser feita tanto a pé, de bike e ou veículos motorizados possibilitando que tanto visitantes como moradores tenham acesso sinalizado por um dos mais belos trechos de praias, trilhas e mirantes em montanhas e floresta atlântica de Santa Catarina com paradas em estruturas que dê acessibilidade e visibilidade a esses locais”.

Em tese, a proposta visa qualificar os roteiros de trilhas recentemente criados, mas também dando acesso a outras opções – integrando o ecoturismo e turismo de aventura. A Rota Cênica tende a ser autoguiada e autossustentável através de uma proposta de parceria público privada – tanto para execução, quanto para a manutenção e melhoria na rota.

Valdirene Melo é quem preside a Câmara de Turismo, enquanto João Eduardo Sensi é o articulador do DEL em Penha. Sergio Augusto Machado, Arnaldo Dias, Marinho Alves, Edilson Doubrawa, Cleber Neumann e Alex Sandro Bonareti Betti também formam o grupo. Para o grupo, “o programa que visa potencializar as oportunidades e propor soluções para a cidade de Penha, assim é possível instituir um modelo de gestão que possibilita a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, o objetivo é transformar Penha num polo de turismo com infraestrutura de qualidade e saneamento básico”.

 

 

   

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você