A empresa Itajui, contratada pela CASAN para executar a obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Balneário Barra do Sul, deu início ao trabalho de repavimentação das ruas Atanásio de Oliveira e João Borges – no centro da cidade.
As ruas já receberam a tubulação da rede coletora de esgoto e agora estão sendo preparadas para as ações de recolocação do pavimento em lajotas sextavadas. A ação deve durar alguns dias, fator que pede a atenção de motoristas, ciclistas e pedestres.
Paralelo a esse trabalho, a CASAN prossegue com a implantação da rede coletora em um segundo setor da Rua João Borges. Por lá, o trânsito está totalmente proibido, restringido exclusivamente a moradores e pedestres.
Nesse trecho os trabalhos são desenvolvidos com maior dificuldade em função de interferência direta da maré – situação que tornou complexo o serviço de drenagem das valas nas últimas semanas e faz com que o prazo de conclusão possa ser alterado.
A CASAN pede ainda que os moradores tenham atenção quanto à sinalização ao transitarem nas proximidades das frentes de trabalho. O objetivo é zelar pela segurança da comunidade e dos trabalhadores envolvidos na obra. É importante que as pessoas respeitem as delimitações de segurança demarcadas pelas equipes de trabalho.
A CASAN e a Itajuí lembram que os transtornos temporários serão encerrados com o fim da obra, mas os benefícios do Sistema de Esgotamento Sanitário serão permanentes, gerando mais condições de saúde e de qualidade de vida, valorizando os imóveis e garantindo a balneabilidade das praias.
LIGAÇÕES DOMICILIARES SÓ COM AUTORIZAÇÃO
A CASAN reitera que os moradores não devem conectar o esgoto doméstico à rede coletora sem autorização prévia da concessionária. Para que o esgoto doméstico seja devidamente coletado e tratado, todo o sistema de esgotamento sanitário (SES) deverá estar pronto. A interligação neste momento trará prejuízos à qualidade de vida e ao ambiente da região, prejudicando inclusive a balneabilidade das praias.
O SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Com um investimento total de R$ 46.798.047,00, provenientes de um financiamento junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Barra do Sul vai atender uma população de 17.543 habitantes, propiciando uma cobertura de 52%.