30 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Trilha revela potencial natural de Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

Imagine caminhar por uma trilha quase que intocada pelas mãos humanos e ao final dela se deleitar com uma visão – quase área – da praia de Balneário Piçarras. Essa é a sensação e o prazer que você provavelmente terá ao desbravar a Trilha Ecológica no topo do Morro do Quininho, na zona rural da cidade, mantida Associação de Defesa do Meio Ambiente SelvAge Mata Atlântica.

Apesar de ela ser mantida por uma ONG, o acesso aos 1.400 metros da trilha é aberto para o público. “A trilha está aberta à visitação para o público em geral sob agendamento. Cobramos uma taxa de preservação de R$ 10 para adultos e R$ 5 para criança que é integralmente utilizada para manutenção e melhoria da trilha e instalações da ONG”, explica a diretora da Organização e bióloga, Patricia Cuadrado.

A opções de lazer além das areias do atlântico “tem 3 graus de dificuldade que estão indicados por placas na trilha, iniciando o mais leve”, detalha Patricia. A dificuldade da trilha é medida por sua inclinação, porém ela está bem sinalizada e adaptada com escadas e cordas para ajudar na subida, além de espaços com bancos para descanso e “locais de contemplação”. Um deles é justamente o mirante, que à memória uma imagem para se lembrar pela vida.

Mas, até chegar ao ponto de observação, Patricia pontua outros atrativos da trilha. “Os principais encantos da trilha são além do mirante, uma área de banhos com água de nascente, o Recanto das Bromélias, um Santuário Natural com a imagem de São Francisco de Assis (protetor dos animais), além das áreas de contemplação de uma porção de natureza ainda intocável no nosso município, tudo com indicação de placas ambientais instaladas”, frisou.

Os agendamentos para visitação podem ser feitos pelo telefone (47) 9 9193.8855, pelo e-mail [email protected] ou também por meio de contato através do Facebook (/ongselvage).  “O objetivo desta trilha é a visitação por escolas em aulas de educação ambiental ou aventureiros que gostem de apreciar nossas belezas naturais, sempre acompanhados de algum membro da ONG e com reserva antecipada”, reforçou a bióloga.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Além de fomentar o contato das pessoas com a natura, a ONG SelvAge Mata Atlântica também atua em “dois Projetos de Educação Ambiental para escolas da região, onde fazemos palestras sobre a importância da Mata Atlântica e sua preservação e subimos a trilha com os alunos. Cada projeto é adequado a faixa etária”, acrescentou Patricia. “Além da trilha temos um viveiro de mudas nativas anexo a sede e iniciamos também um projeto de Abelhas Nativas com caixas didáticas (que são de vidro) para mostrar as crianças como trabalham e explicar sua importância”, encerrou.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você