20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


256 espetáculos se inscrevem no 8º Festival de Teatro de Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras confirmou que 256 espetáculos foram inscritos para a 8ª edição do Festival de Teatro de Balneário Piçarras. Diante do alto número de peças interessadas nas dez vagas, o prazo de análise, seleção e divulgação foi prorrogada e a lista de participantes será divulgada até sábado, 14.

“Estamos muito felizes pela adesão de companhias interessadas no festival. Devido à essa grande quantidade de inscritos, decidimos adiar a data dos resultados para garantir uma análise atenta às peças”, explica a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Silvana Rebello. As inscrições vieram de 78 municípios situados em 15 estados.

Grupos de Manaus (AM), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Vitória (ES), Jaboatão dos Guararapes (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), São Luís (MA) e Porto Alegre (RS) são alguns dos destaques para disputa das 6 vagas na categoria nacional. Às peças locais, 4 vagas são reservadas.

Para a seleção dos espetáculos, uma comissão avaliadora irá analisar a excelência artística do espetáculo, a criatividade, inovação e originalidade do espetáculo, além do currículo da equipe envolvida. Os espetáculos selecionados serão realizados no Centro Cultural Luiz Telles e na Praça de Todas as Idades de acordo com a proposta de cada peça.

Todas as peças encontram-se em processo de curadoria que irá divulgar o resultado através do site picarras.sc.gov.br.  Durante o processo de inscrição, os participantes também participaram de uma pesquisa de satisfação sobre o processo de seleção adotado pelo festival. O resultado apontou que 86% dos participantes acharam excelente, 12% bom e 2% regular.

O Festival de Teatro de Balneário Piçarras tem uma metodologia própria, com cinco dias de apresentações gratuitas ao longo dos dias, divididas entre peças de rua e de palco, como forma de fomento à arte. O Festival também é organizado pela Câmara Setorial de Teatro, que possui participação de atores e atrizes locais.

 

Foto por: Cleiton Reinert

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você