25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras assina convênio de R$ 2,7 mi para gestão de resíduos sólidos urbanos

Ouça a Matéria

O prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins (PSDB), assinou no fim da tarde de ontem (12), no Palácio do Planalto, em Brasília, o convênio para o recebimento de recursos na ordem de R$ 2.742.500,00, provenientes do Governo Federal para aplicar no Programa Recicla Aí, que foi considerado o melhor projeto de gestão de resíduos sólidos urbanos do Brasil. O ato contou com a presença do presidente Jair Messias Bolsonaro.

“O Programa Recicla Aí foi apontado como melhor do Brasil na área, em uma análise extremamente técnica, sem influência política, frisada pelo Ministro do Meio Ambiente em seu pronunciamento, o que nos deixa ainda mais em evidência no cenário nacional e confiantes no trabalho realizado”, enfatizou Leonel Martins, para o Jornal do Comércio, após a cerimônia.

O Programa Recicla Aí, de Balneário Piçarras, foi inscrito no edital público do Ministério do Meio Ambiente, aberto na metade do ano passado para tal finalidade e, concorreu com mais de mil projetos de todo o Brasil, obtendo a melhor avaliação entre os apenas treze selecionados. O município foi o único de Santa Catarina selecionado.

Para o prefeito, o ato pode gerar ainda mais frutos à cidade. “O Governo Federal vislumbrou em Balneário Piçarras um grande potencial, observando que nosso município, apesar de pequeno, tem um olhar atento às questões ambientais, tratando-as de maneira técnica e com responsabilidade. Isso é extremamente positivo e abre portas para a cidade no futuro”, pontuou Leonel.

Atualmente Balneário Piçarras possui na área ambiental, uma equipe técnica multidisciplinar formada por nove profissionais efetivos, que compõem a Fundação do Meio Ambiente.

Programa Recicla Aí

Em resumo, o Recicla Aí contará com a instalação de 17 Ecopontos 24h, 200 lixeiras nas avenidas principais, aquisição de um novo caminhão que possibilita o recolhimento de resíduos recicláveis e orgânicos em compartimentos separados, implantação de uma Central de Compostagem e um programa específico para a reutilização de resíduos orgânicos.

 A Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras disponibilizará baldes para o armazenamento de materiais orgânicos que serão recolhidos pelo novo caminhão da coleta seletiva. Todo o lixo orgânico será destinado a Central de Compostagem para virar adubo, que posteriormente será utilizado na arborização urbana, recuperação de ambientes com área degradada, hortas escolares e, também, oferecido à população e agricultores do município.

Todas as ações previstas no projeto estão divididas em duas metas que serão aplicadas paralelamente: a instalação de EcoPontos e a implantação do sistema de coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Atualmente o município realiza os processos licitatórios necessários para a contratação dos serviços e produtos necessários para a aplicação do programa na cidade.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você