24.3 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras assina ordens de serviços para duas obras

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Balneário Piçarras assinou na última quarta-feira, 19, as ordens de serviços para duas obras no município: ampliação do trecho Norte da Avenida José Temístocles de Macedo (Beira Mar) e a reurbanização da Avenida Getúlio Vargas. As obras iniciam somente após o prazo de isolamento social de prevenção e combate ao Coronavírus.

“Já alinhamos com os responsáveis pelas obras para que iniciem logo após este período de pandemia”, afirmou o prefeito Leonel José Martins (PSDB). A ampliação da Beira-mar terá um custo de R$6.339.099,10 (CR Artefatos de Cimento) e a reurbanização da Avenida Getúlio Vargas R$ 4.085.308,35 (CR Artefatos de Cimento).

A extensão da José Temístocles de Macedo vai até a descida da Rua 3750, por cerca de 1,7km. A obra prevê a pavimentação e urbanização do sistema viário em paver, vias de uso específicas para pedestres e ciclistas com ciclofaixa, passeios com acessibilidade em ambos os lados, sendo do lado oeste com paver e do lado leste em deck de madeira com mobiliário urbano, passarelas, nova iluminação com fiação subterrânea, drenagem pluvial com sistema de canaletas com grelhas de concreto e bolsões de estacionamento.

Ambientalmente o projeto é viável e já possui as licenças necessárias. O estudo ambiental apontou que obra auxiliará o processo de proteção da restinga, estimulando sua função protetora da costa. “O modelo proposto garantirá a proteção e recuperação da restinga, prevendo uma delimitação física de vegetação com passarelas elevadas projetadas conforme as especificações técnicas, além da remoção de espécies invasoras e reposição de mudas de restinga nativa nos trechos”, pontuou Marcos Zaleski, presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema).

Já a reurbanização da Avenida Getúlio Vargas contará com um novo sistema de drenagem pluvial, implantação de calçadas padrão, nova pavimentação asfáltica, sinalização, ciclovia, travessias elevadas, pontos de ônibus padronizados, mobiliário urbano, novo projeto de iluminação pública e um projeto de arborização com ipês, jacarandás, jasmins e lírios.

Para a Secretária de Turismo, Susan Correa, o projeto também impulsionará o turismo local. “A Avenida Getúlio Vargas é a porta de entrada de Balneário Piçarras. A reurbanização deixará nossa cidade ainda mais convidativa, principalmente para quem passa pela BR-101. Outro ponto é o fortalecimento do comércio no local, que deve acontecer naturalmente, com a ampliação do fluxo de pessoas transitando na via”, exaltou.

Os recursos para os investimentos são provenientes de empréstimo aprovado junto ao Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que fez uma análise minuciosa dos projetos, além de garantir os recursos também para a obra de elevação da ponte entre o Rio Piçarras, que divide os municípios de Balneário Piçarras e Penha, que está em fase de processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela obra.

Foto por: Felipe Bieging

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você