33.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Cultura confirma Festival de Teatro para abril em Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Balneário Piçarras confirmou a realização da 8ª edição do Festival de Teatro da cidade. O Festival deve acontecer de 14 a 18 de abril, com apresentação de ao menos dez peças teatrais para a população – sem cobrança de ingressos. A escolha das peças será feita por edital, a partir da inscrição das companhias teatrais.

Diferente dos outros anos, em 2020 o Festival de Teatro abrirá a possibilidade de inscrição de companhias de todo o Brasil. “Vamos ampliar o edital de escolha das companhias teatrais e proporcionar peças de nível nacional gratuitamente para continuar impulsionando o teatro em nossa cidade”, frisou a presidente da Fundação, Silvana Maria Rebello Pereira.

Além do cachê, que está sendo avaliado o valor, os atores também recebem hospedagem e alimentação na cidade. A etapa atual é a de construção do edital que seleciona avaliadores para as peças que irão se apresentar na cidade. “Nós abrimos edital público para a escolha de curadores do festival e avaliadores que irão pontuar as melhores peças teatrais, que também são escolhidas em edital público”, explicou Silvana.

O Festival de Teatro de Balneário Piçarras tem uma metodologia própria, com cinco dias de apresentações gratuitas ao longo dos dias, divididas em vários lugares da cidade, como forma de fomento à arte. O Festival também é organizado pela Câmara Setorial de Teatro, que possui participação de atores e atrizes locais.

Fortalecimento das companhias locais

O Festival de Teatro também prevê uma cota específica para companhias de Balneário Piçarras. “Reservamos vagas específicas para grupos de Balneário Piçarras. Precisamos incentivar o teatro não apenas como espectadores, mas também como forma de arte, de expressão e, que sabe, do surgimento de artistas locais”, pontuou a Presidente da FMC.

Festival é um resgate cultural

As duas primeiras edições do Festival de Teatro, aconteceram nos anos de 1990 e 1991, no prédio da antiga SAP – Sociedade Amigos de Piçarras. O evento tinha o objetivo de incentivar a produção teatral em Balneário Piçarras e trazer a magia do teatro a população como forma de entretenimento e cultura. Após 23 anos sem ser realizado, em 2014, a Prefeitura de Balneário Piçarras resgatou o festival e tornou-o conhecido em todo o estado.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você