33.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Cultura lança pesquisa descobrir impactos da pandemia no setor

Ouça a Matéria

O Departamento de Cultura de Penha lançou uma pesquisa para traçar os impactos econômicos e sociais da pandemia do Covid-19 junto ao setor cultural e artístico local. O questionário, com 30 perguntas, visa estabelecer um perfil de profissionais do setor, prejudicados pela suspensão de atividades por conta da quarentena.

O questionário está à disposição no site da Prefeitura (penha.sc.gov.br) e pode ser respondido por artesãos, músicos, dançarinos, produtores de eventos e ativistas culturais em geral. Além de dados pessoais, formação e área de atuação, tempo de atuação na cultura, o questionário possibilitará à Cultura de Penha mensurar as dificuldades vividas pelo setor.

“Essa paralisação prejudicou em muito o setor, que está majoritariamente sem renda nesse momento”, observa o diretor de Cultura, Eduardo Bajara, frisando que a vida noturna, festas, eventos, feiras e outras atrações estão cancelados pelos órgãos de saúde, visando evitar aglomerações.

Os dados serão avaliados para a Prefeitura poder estabelecer alguma política pública voltada a essa categoria, e também serão encaminhados à Associação de Municípios da For do Rio Itajai-açu (AMFRI). “É muito importante que artistas, produtores, agentes ou gestores da cultura, profissionais e prestadores de serviço, respondam as questões”, solicita o diretor.

Bajara sugere que os artistas baixem a pesquisa no site penha.sc.gov.br, respondam e encaminhem diretamente ao diretor, pelo Whatsapp (47) 9129-2084. Caso não consigam baixar no site, podem também solicitar ao diretor de Cultura, no mesmo número. Para encaminhar, basta remeter o documento respondido ao contato de Bajara como “documento” no formato Word ou PDF.

Além dos dados iniciais, a pesquisa busca saber mais sobre o público alvo – como quantas pessoas são dependentes dele, características da moradia, e se há CNPJ por parte desses profissionais, além de verificar a renda mensal e os impactos da pandemia propriamente ditos para eles e seus familiares.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você