27 C
Piçarras
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024


Foz do Rio Iriri recebe nova obra de desassoreamento

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Penha iniciou nesta terça-feira, 3, um trabalho de desassoreamento do Rio Iriri, na Praia Alegre. Em nota remetida à imprensa, o Governo citou que irá promover o trabalho em três fases, sendo a primeira a limpeza da boca da barra. Uma escavadeira está sendo utilizada no trabalho.

“Estamos esperando a liberação da licença ambiental para iniciar a segunda etapa, mas já temos um plano de trabalho pronto”, antecipa o secretário de Obras da Prefeitura, Junior Mafra. A segunda será limpar o trecho a partir da Rua Nilo Anastácio Vieira até a Rodovia Beto Carrero e a terceira que será a dragagem da boca da barra até a Nilo Anastácio Vieira.

“O desassoreamento do rio deve aumentar em muito sua capacidade de receber a água que chega da tubulação pluvial e rapidamente escoá-la ao mar, e portanto essencial para prevenir os alagamentos na cidade”, analisa o secretário.

A Prefeitura detalhou que a obra é realizada com recursos próprios de é executada pela Secretaria de Governo, por meio de “contratação de horas de maquinas locadas” e que o valor será revelado ao final do trabalho. Para a terceira etapa, o Governo prepara uma licitação para contratação de draga.

Na visão dos pescadores locais, a limpeza na boca da barra é paliativa. “Dá um vento mais intenso a areia vem toda pra boca da barra”, detalhou o pescador, popular Marujo. Estima-se que aproximadamente 300 famílias vivam da pesca que se inicia pelo canal do Iriri, que tem na sua essência a captura do camarão.

Obras semelhantes na foz do rio já foram feitas em outubro de 2017 e setembro de 2018. Contudo, as correntes marinhas e ressacas acabam por assorear o rio novamente, impedindo que os pescadores se lancem ao mar. A solução definitiva para o problema na foz estaria na ampliação dos molhes, conforme projeto da Alleanza – que prevê um molhe de 104 metros e outro de 54 metros.

 

 

 

 

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você