28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Governador de SC prorroga isolamento social por mais 5 dias

Ouça a Matéria

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, confirmou que o prazo de isolamento social com restrição de atividades não essenciais – com exceção das já liberadas por decretos – será prorrogado por mais 5 dias. O novo limite passa a conta a partir de amanhã, quarta-feira, 8, confirmou Moisés em coletiva de imprensa concedida no começo da noite de hoje, 7. Ele também flexibilizou o setor automotivo e implementos agrícolas para retomar suas atividades amanhã (8).

A decisão foi tomada com base em recomendação do Ministério da Saúde, expedida na data de ontem (6). “A recomendação diz o seguinte: quem tomou medidas de isolamento social nestas três primeiras semanas, que foi o caso de Santa Catarina, e que passado esse período não teve comprometido mais de 50% da sua capacidade de resposta à Covid-19 pré-estabelecida (anterior à pandemia), o Ministério recomenda a flexibilização das ações de isolamento social de forma setorizada”, alegou.

Uma nova coletiva de imprensa deve acontecer no domingo, 12, quando o tema voltará a ser o eixo principal da conversa com os profissionais da comunicação e a sociedade – que pode acompanhar ao vivo pelas redes sociais do Governo. “A decisão (encerrando a quarentena) deve ser tomada para todo o Estado”, categorizou Moisés.

Assim como em decretos anteriores – em que o governador liberou bancos e lotéricas, o comércio de material de construção civil, lojas para comercialização de chocolate, o trabalho de profissionais liberais e autônomos – a cadeia automotiva e suas ramificações estão liberadas para atuar na data de amanhã, dia 8.

A medida, que será regulamentada por portaria, beneficia a manutenção de veículos, já que permite o funcionamento de concessionárias e oficinas mecânicas, por exemplo. Além disso, a medida contempla borracharias, varejo de autopeças, auto centers, autoescolas, despachantes, venda e revenda de veículos, venda e revenda de máquinas e implementos agrícolas, locação de veículos, e serviços de inspeção veicular.

CASOS DE COVID-19 E PRIMEIRA CURA

Moisés também atualizou o número de doentes e de óbitos: são 457 casos positivos para Covid-19 e 15 óbitos pela doença. “De diversas faixas etárias, entre elas muitos jovens”, comentou. Quatro delas foram confirmadas nas últimas 24 horas: uma mulher de 58 anos moradora de Palhoça; um homem de 34 anos da cidade de Tubarão; uma mulher de 79 anos moradora de Criciúma e um homem de 101 anos de Florianópolis. Todos os quatro integravam os grupos de risco.

O secretário de Saúde, Helton Zeferino, confirmou o primeiro paciente curado da doença. Trata-se de um paciente com mais de 50 anos, duas comorbidades e que ficou 20 dias na UTI. “Depois de 20 dias entubado na UTI, hoje recebemos a informação que esse paciente recebeu alta e curado”, celebrou. Ele afirmou que o Estado deve reforçar a divulgação dos índices de cura ao longo dos próximos dias, conforme evolução dos casos.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você