26.1 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Guarda-vidas de Penha encontram espécie conhecida por Dragão Azul, na Praia Grande

Ouça a Matéria

Guarda-vidas da Praia Grande, em Penha, encontraram na manhã desta quinta-feira, 6, uma exótica espécie marinha conhecida por “Dragão Azul”. Esse é o primeiro relato do aparecimento do molusco em praias do Litoral Norte, que em contato com a pele humana, pode causar os mesmos sintomas da água viva caravela portuguesa – já que ele se alimenta justamente desta espécie.

“Eu trabalho aqui na Praia Grande há 20 anos e nunca tinha visto. Encontramos justamente em um momento em que há muitas caravelas portuguesas na praia”, detalhou o guarda-vidas que localizou o molusco, Marcelo Antônio dos Santos. Ele recomendou que banhistas não encostem no animal, em hipótese alguma. “Como se alimentam das caravelas, a toxina destas águas-vivas está dentro do animal”, explicou.

O molusco é da espécie glaucus atlanticus e muito comum na região da Austrália e África do Sul. Menor que um dedo polegar, o surgimento do animal não é motivo para pânico. “Os mesmos cuidados que se tem com as águas-vivas deve-se ter com o dragão azul. Ele se alimenta de águas-vivas e tem como elemento de defesa os nematocistos, que são as estruturas urticantes da caravela”, esclarece o professor da Univali, Gilberto Manzoni.

Por conta das mesmas características de segurança, os banhistas devem ficar atentos às bandeiras afixadas pelos guarda-vidas. Da cor “lilás” indica que há a presença de caravelas no mar. “Encontramos o dragão azul justamente na hora em que estávamos fixando as bandeiras na Praia. Pedimos, mais uma vez, que os banhistas não encostem no animal e, se possível, comuniquem um guarda-vidas”, encerrou Marcelo.

Os Bombeiros Militares frisam que é importante observar abandeira lilás, mas em caso de contato, não se deve coçar ou esfregar a área afetada ou não limpar com água doce. A limpeza correta se faz com água do  mar e o uso de vinagre.

 

 

 

Foto por: Marcelo Antônio dos Santos

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você