21.2 C
Piçarras
segunda-feira 17 de junho de 2024


Histórica Capela de São João Batista segue à espera de restauração

Ouça a Matéria

No último dia 27 de abril, a histórica Capela de São João Batista completou mais um ano de fundação. Com 261 anos cravada na pequena morraria de Armação do Itapocorói, a estrutura ainda aguarda o desentrave de trâmites burocráticos para receber o tão sonhado restauro – desde a assinatura de termo de compromisso, em dezembro 2017, firmado entre a Prefeitura de Penha e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

“Estamos aguardando no mínimo 3 orçamentos de empresas que trabalham com restauração – a nível nacional – que a FCC está providenciando para que o município possa abrir licitação e contratar uma delas para a confecção do projeto, seguindo o Termo Técnico montado pelos profissionais da FCC”, alegou o diretor de Cultura da Prefeitura, Eduardo Bajara. A realidade da igrejinha que e é considera o marco zero da colonização do município, só piora.

Segundo Bajara, o processo junto a FCC “deu uma parada esse ano devido à crise docorona, mas estou em contato com eles direto. Assim que chegarem a 3 orçamentos irão nós enviar para proceder e dar continuidade”. A Capela – que foi tombada como patrimônio histórico da união em 1998 – tem problemas com rachaduras, infiltrações, umidade e goteiras. Ela já foi restaurada entre 2005 e 2007 – após um incêndio em criminoso.

O diretor de Cultura detalhou que a Prefeitura e o FCC realizaram “várias ações desde 2017. O próprio jornal acompanhou. É um processo de muitas etapas, é nenhuma delas pode ser atropelada. Não estamos buscando uma reforma, como foi realizada em 2005, após o incêndio. Estamos buscando uma restauração”, encerrou ao Jornal do Comércio.

Pelo termo de compromisso, FCC ficaria encarregada de uma série de ações, dentre elas promover a higienização e guarda das obras sacras na reserva técnica do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) – além de elaborar o termo de referência para a contratação do projeto de restauração da capela e de suas obras sacras. A FCC também auxiliaria na captação dos recursos, privando por mecanismos de incentivo, como editais públicos e programas de financiamento de projetos culturais.

A Capela de São João Batista é datada de 1759 e foi construída em alvenaria de pedra ajuntada, com argamassa de cal do mar e areia. Fica até hoje localizada em região privilegiada, na elevação da extremidade sul da enseada do Arraial de Itapocorói – como era chamada a localidade à época. As linhas retas, ao estilo colonial é um marco característico das construções da época que se conservam até hoje.

RESTAURO É COBRADO HÁ ANOS

Em setembro 2014, um ato marcante foi realizado no local. Os alunos do curso de Turismo e Hospedagem da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis simbolicamente abraçaram a capela – já reivindicando a reforma. Em novembro do mesmo ano, a presidente da FCC esteve no local e afirmou que acionaria o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em busca de aporte financeiro.

 

Foto por: Felipe Franco

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você